O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) realizou a campanha Maio Amarelo 2023, que teve início no dia 02 de maio em todos os municípios com ações educativas e de conscientização para chamar atenção de condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres da necessidade de se adotar condutas cada vez mais conscientes no trânsito.
Em Cruzeiro do Sul as ações da campanha Maio Amarelo 2023 foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtrans) e a equipe de educação no trânsito realizou atividades educativas nas escolas por meio de peças teatrais, palestras, além de blitz educativas para alertas os condutores dos riscos das imprudências.
Em 2023 o Detran-Ac inova com um projeto de Integração do Jovem ao Trânsito, numa parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) que vai levar às escolas da rede estadual a legislação de trânsito para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio que poderão realizar o curso sem custo sendo certificado pela autarquia na conclusão da formação.
A presidente do Detran-AC, Taynara Martins, lembrou que em 2022 os acidentes no Acre superaram os números do ano anterior e como sempre alerta que as imprudências continuam sendo a principal causa dos acidentes. Motociclistas e ciclistas continuam sendo os que se envolvem em maior número de acidentes que levam inclusive a óbitos.
Neste domingo (04) o Detran-AC realizou, em Cruzeiro do Sul, o encerramento da campanha Maio Amarelo com a segunda edição da Corrida Detran Maio Amarelo, realizada no Estádio Arena do Juruá, com a expressiva participação de mais 200 atletas nas categorias 5 e 10 quilômetros no trajeto Arena do Juruá-Aeroporto de Cruzeiro do Sul.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, participou do encerramento da Campanha Maio Amarelo e destacou que a corrida proporciona um momento especial e ainda une os corredores que são pedestres e condutores na missão e desafio de promover um trânsito mais seguro e sem acidentes.
“O trânsito é responsabilidade de todos nós que fazemos uso da via. Hoje encerramos em Cruzeiro do Sul a campanha Maio Amarelo que iniciamos em Rio Branco e estamos muito felizes com a adesão de mais de 200 corredores para chamar atenção da sociedade para os altos índices de acidentes no trânsito”, enfatizou.
Taynara Martins destacou ainda que o lema da campanha Maio Amarelo é “No Trânsito Escolha a Vida”. realizada em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. “É uma ação do governo do Estado com apoio da Polícia Militar e com a corrida chamamos atenção dos condutores para respeitar os corredores e eles os pedestres quando estiverem condutores”, disse.
A presidente do Detran-AC destacou ainda que os órgãos de trânsito não irão desistir de conscientizar as pessoas e buscar segurança viária e um trânsito seguro. “Não aceitamos vítimas no trânsito e com as campanhas buscamos melhorar em todos os aspectos e principalmente na conscientização dos condutores que são os maiores causadores de acidentes”, finaliza.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Jonas Torres, comemorou o sucesso da corrida de encerramento da campanha Maio Amarelo de 2023. “Estamos encerrando as atividades que mobilizaram centenas de pessoas – estudante, servidores públicos e a sociedade organizada – e a campanha fecha com chave de ouro”, disse.
Na categoria masculina dos 10 km, o vencedor foi Mateus Rocha, de 23 anos que elogiou a organização do evento e ressaltou a importância da campanha Maio Amarelo para conscientização de condutores e pedestres sobre a segurança nas vias pública.
Na categoria feminina dos 10 km, a vencedora foi a recepcionista Nete de Paula, de 43 anos, que aproveitou o momento da premiação para enfatizar que os condutores de Cruzeiro do Sul ainda não respeitam os corredores. “O corredor é um esportista, procuramos correr onde não tem trânsito, mas os motoristas não respeitam os corredores”, desabafou.
Veja o show de evento do encerramento da campanha Maio Amarelo: