Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de dezembro de 2024 19:59

CPCães, do BOPE, fiscaliza atuação do Canil do 6º BPM que tem dois animais para o combate ao tráfico de drogas e de armas

cpacescapaaaaaa900

O comandante da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), do Batalhão Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar do Acre, Tenente PM De França, que coordena a Comissão que avalia os semoventes dos canis do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), de Brasileia, do 6º BPM de Cruzeiro do Sul e do 7º BPM, de Tarauacá, está em Cruzeiro do Sul onde realiza uma fiscalização e avaliação do trabalho.

“Além do grupamento de Cães do 6º BPM temos mais dois canis no Estado e o nosso trabalho é fazer uma avaliação técnica dos animais e da estrutura para verificar o que precisa ser melhorado nas instalações, além da capacitação dos cachorreiros que são os militares que trabalham no treinamento dos animais”, ressalta o comandante da CPCães.

Na manhã deste sábado os policiais do Canil do 6º BPM, sob a supervisão do comandante da CPCães, realizaram simulações de busca de drogas com os animais, no centro da cidade e na rodoviária do município, como parte do treinamento, momento que os cães verificaram as cargas despachadas nas empresas de ônibus, mas tudo estava dentro da normalidade.

O comandante da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães), Tenente PM De França

O Tenente PM De França destaca ainda que os animais da CPCães são uma ferramenta e arma poderosa utilizada pela Polícia Militar do Acre, que inclusive é muito temida pelos criminosos, por ser especializada no combate ao tráfico de armas e drogas e nas operações que participam tem tido um desempenho excepcional.

“O Bope realiza o trabalho com cães que tem tido resultado muito positivo, quem assiste o noticiário já viu os animais em ação e apesar de já serem antigos os canis ainda estão sendo aperfeiçoados e essa melhora passa pela capacitação dos animais. O Thor e a Tina já trabalham e agora fazemos um treinamento continuado para melhorarem ainda mais”, disse.

Segundo o comandante da CPCães o trabalho com os animais é muito pontual e o cachorreiro, policial que faz o treinamento dos animais, é um militar muito focado e dedicado por ser um trabalho muito especializado. “Os militares do 6º BPM estão muito bem preparados e já trabalham com os animais há bastante tempo”, ressalta.

 

O subcomandante do Canil de 6º BPM, subtenente PM Cledson, avalia como de grande importância a visita do comandante do Canil Central da CPCães, com o objetivo de fiscalizar e avaliar o trabalho dos cachorreiros e também dos animais que tem participado de várias operações. “É muito proveitosa a visita da CPCães para avaliar o nosso trabalho”, disse.

Segundo o subtenente PM Cledson, os dois cães do 6º BPM, Tina e Thor, foram adquiridos filhotes e treinados pela equipe do Canil que atualmente treina mais dois cães filhotes, a cadela Malévola e o macho Hórus, que em torno de seis meses estarão prontos para entrar em ação para ajudar no combate à criminalidade.

“Os animais do Canil do 6º BPM tem tido um desempenho de excelência na apreensão de drogas e em 2021 já colaboraram com a apreensão de mais de 200 quilos de entorpecente na região. “Não fosse a presente dos cães em algumas operações não teria sido possível fazer a apreensão porque a droga estava escondida em lugar de difícil acesso”, destaca.