Cruzeiro do Sul, Acre, 11 de fevereiro de 2025 23:21

Crescimento do número de pacientes internados, além de mortes mostra que pandemia não acabou

Cinco pacientes nas UTI's e mortes mostram crescimento de casos e nova onda da pandemia

Festas e bebedeiras em bares precisam ser impedidos com urgência 

A atualização do Boletim de pacientes do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, especializado no tratamento da Covid-19 na Regional do Juruá/Tarauacá/Envira, que teve seu pronto socorro reativado depois do aumento dos casos da doença, mostra 39 internados com 34 na Clínica Covid e cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.

Dos 34 pacientes internados na Clínica Médica Covid 22 são de Cruzeiro do Sul. Dos cinco da UTI Covid três deles são de Cruzeiro do Sul, um de Mâncio Lima e um de Tarauacá, com três intubados. Nas últimas 24 horas ocorreram duas altas hospitales e cinco admissões da Clínica Médica Covid de pacientes que testaram positivo.

No final de semana, num reflexo do aumento do números de casos da doença, ocorreram duas mortes de pacientes  positivos para Covid-19 sendo dois deles de Cruzeiro do Sul. A vítima feminina, de 79 anos tinha tomado três doses da vacina e o masculino, de 83 anos, não tinha sido vacinado.

Mesmo com a continuidade da Bandeira Amarela em todas as regionais do Estado do Acre, devido ao aumento dos casos da Covid-19, a situação requer o cumprimento de uma série de medidas preventivas como distanciamento social de dois metros e uso de máscaras, mas muitas festas aconteceram num total desrespeito as normas sanitárias.

Mesmo que pese a questão da liberdade de funcionamento dos bares para preservar vagas de trabalho o que tem acontecido é uma verdadeira irresponsabilidade, onde pessoas se aglomeram, sem distanciamento e todas sem máscara em bailes e bebedeiras. Está sendo necessário o fechamento imediato destes locais pela fiscalização.