Ainda não se tem a razão de mais um apagão digital no vale do Juruá com a suspensão do sinal da internet por volta das 14:00 horas desta terça-feira (30) com retorno apenas por volta de 0:00 hora, situação que tem causado muitos prejuízos à empresas e à toda comunidade e inclusive é alvo de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC).
Além da ação proposta pelo MPE/AC, as empresas de telefonia também já foram notificadas pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) em várias ocasiões pela má prestação de serviços na região do Vale do Juruá. Ao menos quatro cidades – Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima- tem ficado por várias horas com os sistemas de telefonia e internet suspensos.
As justificativas da Oi tem sido quase sempre problemas com o rompimento da rede de fibra ótica instalada na lateral da BR-364 ou em outros Estados, uma inusitada de que um pica-pau danificou a fibra e uma outra na véspera do julgamento eleitoral do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro ainda está sem a devida explicação.