Em discurso na sessão desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Daniel Zen (PT), disse que o governo do Estado precisa fazer algumas correções na Lei Orçamentária Anual (LOA/2023).
Segundo ele, a proposta que está em processo de tramitação na Casa Legislativa, precisa garantir recursos para algumas áreas importantes, como a Saúde Mental e Políticas para as Mulheres, por exemplo.
“Precisamos ampliar os recursos orçamentários para essas duas áreas sensíveis. Nós precisamos fazer as alterações necessárias na LOA que está tramitando na Casa. Assim como conseguimos ano passado reforçar os recursos para áreas da Cultura, Esporte e Agricultura Familiar, esse ano as áreas que merecem um olhar criterioso deste Poder é a saúde mental e a saúde para as mulheres”, enfatizou.
Ainda segundo o parlamentar, o Hospital de Saúde Mental do Acre, (Hosmac), necessita urgentemente de uma reforma estrutural. “O Hosmac há muitos anos precisa de uma reforma completa e de uma reestruturação nos serviços. Nós precisamos garantir recursos na LOA/2023 para a reforma do mesmo e para a contratação de mais
profissionais da área”, complementou.
Ao falar da importância de se ampliar as políticas públicas para as mulheres, o oposicionista frisou que o atual governo deixou muito a desejar na área.
“O governo Gladson Cameli falhou muito neste setor e nós precisamos reverter isso. O feminicídio é uma realidade, e os órfãos de feminicídio também. Falamos sobre isso durante uma audiência pública que realizamos nesta Casa. Precisamos reforçar as políticas para as mulheres no Estado, e para isso, precisamos de um orçamento próprio”,
complementou.