Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de dezembro de 2024 14:30

Defensoria Pública do Acre promove avaliação e planejamento do Programa Defensores do Futuro em Tarauacá e Cruzeiro do Sul

Equipes se reuniram  nas escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião

 

Defensoria Pública do Acre promove avaliação e planejamento do Programa Defensores do Futuro em Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Representantes da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e da Secretaria de Educação do Estado (SEE) realizaram reuniões nos municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul entre os dias 26 e 29 de novembro. O objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas em 2024 no âmbito do Programa Defensores do Futuro, fortalecer parcerias e apresentar novas metodologias voltadas à Educação em Direitos e Educação Emocional para implementação em 2025.

Defensoria Pública do Acre promove avaliação e planejamento do Programa Defensores do Futuro em Tarauacá e Cruzeiro do Sul

A equipe do programa, composta por Rosiane Silveira de Lima (DPE/AC), Milla Almeida de Oliveira, Irteni Nunes e Maria Betânia Freitas da Silva (SEE), se reuniu em Tarauacá com gestores das escolas estaduais Rosaura Mourão e Delzuite Barroso, além de representantes do núcleo da SEE no município. Durante os encontros, foram discutidas as atividades realizadas em 2024 e apresentadas as metodologias das trilhas educativas Meu Mundo de Direitos, voltada à Educação em Direitos, e Universo das Emoções, focada na Educação Emocional. As duas escolas assinaram o Termo de Adesão ao programa para o próximo ano.

Equipes se reuniram  nas escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião
O Programa Defensores do Futuro busca integrar temas curriculares e desenvolver competências socioemocionais e cidadãs nos estudantes

Em Cruzeiro do Sul, as reuniões incluíram as escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião. Na Escola Padre Carlos Kunz, a equipe realizou uma oficina de Saúde Mental, conduzida pela psicóloga Irteni Nunes, direcionada aos profissionais da educação, além de acompanhar atividades de culminância com apresentações culturais, como danças, teatro e desfiles de profissões. A professora de artes Ellen Cássia destacou a contribuição do projeto para o desenvolvimento dos alunos, especialmente no incentivo à criatividade e interação em sala de aula.

Já na Escola Padre Damião, embora o termo de adesão para 2025 não tenha sido assinado devido a um processo de transição administrativa, a avaliação do programa foi considerada positiva pelos gestores e professores.

O Programa Defensores do Futuro busca integrar temas curriculares e desenvolver competências socioemocionais e cidadãs nos estudantes. A implementação de novas trilhas e metodologias em 2025 deverá envolver formações voltadas para professores e atividades direcionadas a alunos do 6º ano do ensino fundamental.