Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de dezembro de 2024 16:04

Deputados aprovam parecer que susta decisão de afastamento do presidente Nicolau Júnior

Deputados aprovam por unanimidade Projeto de Resolução que susta as medidas cautelares impostas ao presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior que retorna à suas atividades a partir da publicação do Decreto no Diário Oficial da Aleac.

Na tarde desta quarta-feira (18) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), promoveu uma sessão extraordinária onde foi votado e aprovado por unanimidade, um Projeto de Resolução que susta as medidas cautelares impostas ao presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP). Com isso, o parlamentar volta às suas atividades a partir da publicação do Decreto no Diário Oficial da Aleac.

Após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou que a decisão judicial de imposição de medidas cautelares que impossibilitam, direta ou indiretamente, o pleno regular exercício do mandato do parlamentar seriam remetidos a voto nominal dos deputados, como prevê o artigo 53 da Constituição Federal e o artigo 40 da Constituição do Estado.

O documento, que possui como relator o deputado Pedro Longo (PV), frisa ainda que não fora ofertada nenhuma oportunidade de defesa ao investigado, e nem sequer o conteúdo da decisão sobre seu afastamento, não encaminhando também ao Poder Legislativo o teor da determinação, restringindo-se apenas a informar as medidas adotadas por meio de um ofício.

Nicolau Júnior agradeceu o apoio recebido pelos demais parlamentares, pela aprovação da matéria que susta as medidas judiciais a ele impostas, e destacou o trabalho que ele e os demais integrantes da Mesa Diretora da Aleac têm feito para manter a Casa com as contas em dia, e também as medidas de contenção de gastos. Ele também pontuou que o Poder Legislativo tem mantido diálogo com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público, a fim de manter uma parceria para que todas as decisões sejam tomadas da forma mais correta possível.

“Agradeço o apoio dos deputados estaduais pelo relatório. A Aleac já pagou no meio do ano o 13° dos servidores ativos, inativos e pensionistas e também as férias dos cargos comissionados. Estamos com dinheiro em conta para pagar o 13° dos comissionados agora em dezembro. Tudo isso é fruto de muita organização, economia e planejamento, inclusive com a revisão de alguns contratos que a Casa mantém, pois cancelamos alguns e diminuímos valores de outros. Esse foi um trabalho conjunto da Mesa Diretora para gerar mais economia”, explicou Nicolau Júnior.

Ao final da reunião, os parlamentares enviaram a imprensa o parecer emitido pelo Tribunal Regional Federal, que versa sobre a sustação da decisão judicial que impossibilitam o afastamento do presidente.

A decisão agora será publicada no Diário Oficial da Aleac e entra em vigor a partir da sua publicação.