O Departamento de Estradas e Rodagens do Acre, Deracre, está empenhado em cumprir o cronograma das obras de recuperação das pistas de pouso de Porto Valter e Marechal Thaumaturgo, interditadas em dezembro pela Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC.
Nesta quinta feira (4), chegou a Porto Valter a primeira remessa de insumos para o início dos serviços, previstos para conclusão em noventa dias.
O Deracre entregou mil sacas de cimento, trezentos postes de pequeno porte para o contorno da área, cem metros cúbicos de brita e areia e dois caminhões.
O diretor da Regional do Juruá, Luciano Oliveira, acompanhou a chegada do material e informou que apesar das constantes chuvas na região, as obras vão ser iniciadas imediatamente. Oliveira disse que a proposta é não perder nenhum dia de trabalho para que o projeto seja concluído no menor espaço de tempo possível. Por causa da revitalização das pistas, a operação de aviões para essas duas cidades isoladas no Alto Juruá está suspensa.
Diretor da Regional do Deracre no Juruá, Luciano Oliveira, destaca que a proposta é não perder nenhum dia de trabalho para que o projeto seja concluído no menor espaço de tempo possível
O socorro aéreo aos dois municípios vem sendo feito pelo Centro Integrado de Operações Aéreas, o CIOPAER, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre, que deslocou à região o helicóptero HARPIA 04. A aeronave vem atendendo as demandas de transporte de pacientes e dando também, suporte as ações da Segurança na área de fronteira do Brasil com o Perú.