Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 05:59

Descaso é avaliação para explosão de casos da Covid em Marechal Thaumaturgo, denuncia cidadã

descaso marechal

Uma denúncia e um pedido de socorro ao governador Gladson Cameli, depois do anúncio de 60 novos casos de pacientes com amostra positiva para o novo coronavírus, mostra um cenário preocupante no município pela falta de atitudes da gestão municipal no combate a perigosa doença.

Segundo o relato, no município de Marechal Thaumaturgo o Decreto Covid-19 do governo do Estado não foi cumprido. O comércio ficou totalmente aberto e as pessoas se aglomeraram de forma irresponsável todos os dias na fila do Posto de Atendimento da Caixa Econômica Federal.

Na avaliação feita o poder público não fez nada de concreto para garantir o isolamento social, inclusive a maioria dos órgãos públicos municipais estavam funcionando e alguns funcionários da Secretaria Municipal de Educação foram infectados pela doença.

No final de semana que passou, incluído o feriado, de 05 a 12 de março, foram registrados 60 novos casos de pacientes com amostras positivas para o novo coronavírus. A situação se complica pela falta de estrutura dos setores de saúde no município. De 170 testes 60 foram positivos.

Consultado o secretário municipal de Saúde, José Maria, confirmou o aumento repentino de casos da Covid-19 no município, mas afirmou, ao contrário da denúncia, que a prefeitura está cumprindo com as determinações do decreto do governo do Estado.

José Maria informa que o prefeito Isaac Pyanko, agora, determinou o fechamento da prefeitura e das secretarias de Educação e Assistência Social e que estará as tomando providências necessárias para enfrentar o aumento de casos da Covid no município.

A Assessoria do prefeito Isaac Pyanko (PSD) informou que o trabalho de combate ao vírus está sendo realizado desde o início da pandemia, a prefeitura não deixou faltar testes e garantiu atendimento às famílias que foram acometidas pela doença.

Para justificar o aumento foi informado que a população não fez a sua parte e seguiu as orientações das campanhas realizadas pela prefeitura para ficar em casa e usar máscara e que infelizmente por não ter se atentado o povo agora está pagando o preço.

Quanto as filas da Caixa o prefeito fez várias solicitações, inclusive esteve na agência da CAIXA em Cruzeiro do Sul para solucionar o problema, mas como gestor principal fez o que pode e foi em busca de solucionar a situação, mas tem coisas que não são competência da prefeitura.

A cidadã agradece ao governador Gladson Cameli que recebe o reconhecimento por não ter deixado abandonado Marechal Thaumaturgo e garantiu um helicóptero para socorrer a população, depois que a pista foi interditada ao lembrar que nesta semana mais uma pessoa foi resgatada.

O prefeito fechou a prefeitura depois da explosão dos casos e ainda, na semana é que deve anunciar medidas mais severas de combate a Covid.