Numa solenidade realizada na comunidade do Gama, município de Guajará (AM), no mês de outubro do ano passado o prefeito Ordean Silva fez uma grande festa para anunciar a assinatura de Ordem de Serviço para conclusão do asfaltamento do Ramal do Gama, mas até agora a situação da estrada que liga a sede do município continua em péssimas condições e os caminhoneiros que fazem transporte da produção de farinha sofrem com o lamaçal.
A situação crítica da estrada do Gama tem causado muitos prejuízos aos proprietários de caminhões quando ficam atolados nos buracos. Nesta quarta-feira (26) a situação estava caótica e muitos veículos atolaram em alguns trechos do ramal, inclusive a ambulância que atende a população da comunidade que passaram várias horas para vencer as dificuldades dos atoleiros e tiveram que ser rebocados para conseguir ultrapassar os trechos críticos.
Um caminhão puxando o outro para conseguir vencer os atoleiros desde cedo da manhã, reclama um dos caminhoneiros. “Prefeito não está nem ai, nem governador, nem ninguém”, protesta e reclama um caminhoneiro pela falta de apoio da prefeitura que poderia disponibilizar uma máquina pesada para ajudar nos locais dos atoleiros. “Acabamos de sair do primeiro buraco”, comemora o proprietário do caminhão carregado de farinha.
Além dos caminhoneiros que escoam a grande produção de farinha dos produtores da comunidade do Gama os que fazem a linha com passageiros tres vezes por semana também passam pela mesma dificuldade e riscos e lembram que quando o governo do Estado não faz nenhuma melhoria no importante ramal de acesso a Prefeitura de Guajará nada faz nem para melhorar ou apoiar os profissionais que transportam a população e a produção.
Apesar da garantia do prefeito até agora nada foi feito para melhorar a condição de tráfego no Ramal do Gama e a população continua a sofrer quando necessita se deslocar do Gama para o município de Guajará e também para ir de Guajará até comunidade. A reclamação é que a prefeitura não disponibiliza nenhuma máquina para apoiar os caminheiros e os proprietários de veículos que precisam se deslocar até a comunidade e retornar.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Guajará informou que a obra de asfaltamento do Ramal do Gama está entregue a empresa construtora.