Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de dezembro de 2024 14:18

DIA ESPECIAL DO(A) PROFESSOR(A) – HOMENAGEM

Dindola (1)

PARABÉNS AOS PROFESSORES E PROFESSORAS,

para mim importantes autoridades e, como sabemos, imprescindíveis ao bom desenvolvimento de um País!

extrato do Livro de: Lima, Raimundo Carlos de.

Na Amazônia Ocidental:  a cidade-sede do Alto Juruá revelada (como nasceu, cresceu e se desenvolve a capital do Alto Juruá), p. 355

 Os Professores e Professoras (das turmas do autor)

Antes de falar nomes de tão importantes pessoas para mim e para a sociedade cruzeirense como um todo, gostaria de ressaltar o valor e a influência do professor na vida de um cidadão. Para isso, busquei uma pequena parte da Oração do escritor, educador e político Gabriel Chalita³:

“Respeito todas as profissões. Cada uma tem seu valor, sua formosura. Mas todas elas nascem da minha. Ninguém é médico, advogado, dentista, doutor, sem antes passar pelo carinho, pela atenção, pelo amor de um professor.

Obrigado, Senhor.

Escolhi a profissão certa. Escolhi a linda missão de partilhar.

(…) Sei que meus alunos precisam de mim. E eu preciso deles. E por isso somos tão especiais. E nesta nobre missão de educar, nossa humanidade se enriquece ainda mais.”

³CHALITHA, Gabriel. Educar em Oração. Canção Nova, SP: 2005, p. 18.

Falar em nossos professores e escolas, é encontrar razão para sorrir, para lembrar da infância e da adolescência, para mim e para os colegas de classe que tiveram tão significantes oportunidades. Em que pesem os poucos recursos materiais disponíveis, tínhamos grandes instrutores e preparados mestres. A educação era sempre integral, no sentido de que continha desde o respeito aos pais, aos professores, às demais pessoas de mais idade e, enfim, a todas as pessoas, orientações sobre higiene e outros bons preceitos. Tudo isso aliado ao máximo de conhecimento possível.

(……)

(aqui, apenas uma referência relativa ao tópico do ensino fundamental)

Para contextualizar e lembrar nossos leitores do autor – Raimundo Carlos de Lima – popular Dindola, para os que o conhecem, é um ilustre cruzeirense que mora em Cuiabá. Economista e Auditor Fiscal aposentado, saiu de Cruzeiro do Sul para estudar em Rio Branco onde cursou Ciências Econômicas na gloriosa Universidade Federal do Acre (UFAC). Na capital trabalhou como economista no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e depois se transferiu para Brasília onde foi aprovado em concurso da Receita Federal.

Mas, sempre uma das paixões de Dindola é sua cidade e terra natal, Cruzeiro do Sul, onde todos os anos, na época natalina, retorna com a esposa Teresinha e filhos para rever os familiares. Em 2016, num momento de muita alegria, Dindola concretizou um sonho ao lançar o livro “Na Amazônia Ocidental -A Cidade-sede do Alto Juruá Revelada”, numa memorável noite de autógrafos bastante prestigiada pela sociedade cruzeirense no auditório da bela Biblioteca Padre Trindade. Muito nos honra tê-lo como leitor e colaborador desta vez com uma Homenagem ao Dia do Professor.