No Congresso foram destaque debates de temas relevantes e a participação das famílias católicas cruzeirenses
A Diocese de Cruzeiro do Sul realizou neste final de semana, de 14 a 17, no Centro de Treinamento Irmã Adila, o 1º Congresso Católico para as Famílias com o tema Família Projeto de Deus com debates de temas de relevância, desafio concreto para as famílias, educação cristã dos filhos, inclusive a sexual, questões de relacionamento, de diálogo familiar, de gênero, administração familiar econômica e a Inteligência Artificial.
O 1º Congresso Católico para as Famílias foi destinada as famílias católicas, casadas ou não na igreja, completas ou não, chefiadas só por uma pessoa, em segunda união, casais homoafetivos e durante o evento foram realizadas diversas atividades para casais, jovens, adolescentes e crianças, com momentos de oração, partilhas, de debates e dinâmicas de aprofundamento.
A coordenadora do 1º Congresso Católico para as Famílias, Fernanda Cordeiro, destacou a importância do evento para a Diocese de Cruzeiro do Sul que deu total apoio para sua concretização e enfatizou como muito positiva a presença dos casais que participaram dos três dias do evento que teve ainda apresentações musicais, vendas de comidas e ainda o sorteio de uma rifa.
O padre Reginaldo Barbosa, o padre sanfoneiro, que veio de Manaus e está em Cruzeiro do Sul há pouco tempo, mas já se prepara para assumir uma paróquia em Belém (PA), avalia que o 1º Congresso Católico das Famílias foi primeiro um momento de encontro para discutir os atuais momentos que a família não conversava com a questão financeira, famílias conduzidas só por mãe ou pai, a questão de gênero e a Inteligência Artificial.
“São muitos temas que são carregados com muito preconceito, discriminações que em muitos casos os assuntos são abafados e foi uma conversa muito aberta que acredito que vai orientar nossa missão pastoral e como um todo ajudar também a sociedade como um todo”, disse o padre que é de uma congregação salesiana e já rodou muitos locais do interior do Amazonas e Rondônia.
“Por onde passei fiz logo amizade com as pessoas da comunidade e de um modo especial os artistas para conhecer a cultura do local e continuo com esse trabalho aqui em Cruzeiro do Sul para conhecer a cultura cruzeirense. Estou muito feliz por estar aqui”, disse.
Na conclusão do Congresso o Bispo D. Flávio Geovenale avaliou como muito positiva a realização do congresso para as famílias católicas da Diocese de Cruzeiro do Sul.
Tico Bolsonaro participou do congresso e avaliou como muito positivas as pautas abordadas.