Construída com recursos próprio, o espaço, que antes funcionava como anexo da Escola Luiz de Fontes, na comunidade São Domingos, funcionará como escola independente, atendendo aos alunos do Ensino Fundamental daquele ramal. A obra foi orçada em R$ 230 mil e leva o nome de um dos maiores desbravadores de Mâncio Lima, o senhor Tonico Sena.
O que disseram:
“Quero, primeiramente, agradecer a Deus por estar nos oportunizando trazer investimentos como este para nossa população. Hoje, o presente é para a comunidade do Feijão Insosso, que há mais de 15 anos não tinha um espaço digno para receber nossas crianças. Economizamos de um lado e outro e conseguimos construir esta escola, que já se soma a mais 09, todas feitas com recursos próprios. O ramal do Feijão Insosso merecia receber este investimento, tem muitas famílias com alunos na idade escolar que precisavam se deslocar grandes distancias. O momento é de alegria e satisfação por estarmos trazendo um espaço para oferecer educação de qualidade para nossas crianças”.
Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima
“Mais uma conquista no esforço que estamos fazendo de levar educação de qualidade nos quatro cantos do município. É uma escola pequena, com matriculas bastantes reduzidas, mas, construída dentro do padrão de qualidade, que garanta aos alunos e professores terem um lugar digno para poderem fazer um trabalho, trabalho. Nosso esforço tem sido garantir vagas para todos, se somando a palavra de ordem de que criança fora da escola não pode. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade da educação da nossa cidade e garantir o direito constitucional à educação, o esforço não é só para construir a escola, é para que a escola ofereça condições para os alunos aprenderem”.
Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
“Eu já me emocionei e chorei duas vezes hoje porque o meu sentimento nesse momento é de alegria e gratidão por estar inaugurando uma escola que leva o nome do meu pai, Tonico Sena. Quando meu pai veio para cá não havia nem ramal, era uma trilha no meio da mata e, ele acreditou e procurou povoar este ramal, trazendo famílias para junto com ele desenvolver a agricultura familiar, ele se preocupava com as pessoas daqui e com isso trouxe educação, saúde e assistencial social para seus amigos que aqui moravam. Esta escola é de suma importância para estas famílias, é um novo tempo para esta comunidade, porque daqui sairão novos professores, médicos, advogados e diversos outros profissionais. Fiquei impressionado com a qualidade da obra e, de ver que até o quadro de giz foi substituído por um mais moderno e bonito. Tenho certeza que onde o papai estiver ele está feliz e honrado por esta justa homenagem, está feliz por ver a continuidade de um trabalho que ele sempre fez em prol desse povo”.
Sansão Nogueira de Sena, filho do homenageado.
“Para mim é gratificante esse momento, nossos filhos não tinham um lugar decente para aprender e, hoje, o prefeito Isaac trás uma escola nova, toda de alvenaria e bonita para eles estudarem. Nossa comunidade está em festa e muito agradecida pelo reconhecimento que está tendo”.
João Pereira de Souza, agricultor e pai de aluno.
“Eu me lembro até hoje quando o prefeito chegou na minha casa e viu os alunos em uma sala que eu e meu marido havíamos cedidos para funcionar como sala anexo. Muitas vezes, o barulho do motor da casa de farinha atrapalhava as aulas e ele prometeu que iria fazer a escola e hoje está entregando a obra para todos nós. Eu tinha pena em ver as crianças estudando naquelas condições. Estou muito feliz e sei que esse sentimento é de todos nós”.
Rute Cordeiro, moradora da Comunidade do Feijão Insosso.