O Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, D. Flávio Giovenalle e o Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Glória, padre Everaldo Melo, anunciaram, na manhã deste sábado (15), numa entrevista coletiva a programação do Novenário de 2021 que acontecerá com missas e novenas presenciais, mas com limitação de lugares em obediência ao Decreto da Covid-19.
A festa do Novenário de Nossa da Glória deste ano terá missas e novenas de acordo com as orientações sanitárias e não haverá a parte social para evitar aglomeração e no dia 15 de Agosto, Dia da Padroeira, será realizada novamente a carreata da mesma maneira do ano passado, não haverá a queima de fogos e se encerra com uma live nas redes sociais.
“Queremos agradecer o apoio dos nossos parceiros, governo do Estado, prefeitura de Cruzeiro do Sul, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a equipe organizadora que todos os anos são fundamentais para a realização da festa religiosa que mobiliza a comunidade católica do município e da região do vale de Juruá”, ressalta o bispo.
O Bispo D. Flávio Gionenalle destaca o caráter religioso da festa que neste ano devido a pandemia terá os cuidados sanitários e com mais celebrações para evitar a aglomeração e a será realizada para a satisfação do povo. Ele lembra que antes da pandemia a catedral ficava lotada razão para a celebração das novenas duas vezes por dia.
“Estamos se Deus quiser saindo da pandemia, vamos organizar o novenário porque Maria, Nossa Senhora da Glória é a mãe de Deus, porque Jesus é Deus e ela é a mãe de todo o povo. Se Deus quiser vai ser um novenário bom, vamos reinventar para que seja uma festa bonita, além da veneração espiritual a Nossa Senhora da Glória”, avalia o bispo.
Lizane Negreiros junto com o esposo Ildefonço estarão novamente como coordenadores do novenário de 2021 informa que a organização e planejamento da festa está sendo realizado há alguns meses e o novenário será realizado de acordo com as normas da pandemia para que o vírus não acometa ninguém e a igreja seja o centro de acolhimento dos fieis.
“Graças a Deus as coisas estão encaminhadas, o tema é Nossa Senhora da Glória, Mãe de Deus, auxílio do povo e haverá a missa de abertura, o hasteamento das bandeiras, missas e novenas presenciais, mas com cuidados sanitários e público reduzido e novenas com o terço pela manhã e a tarde e no dia 15 haverá uma carreata como a do ano passado”, informa.
O Pároco da Catedral, Padre Everaldo Melo, destaca que a Diocese e a Paróquia realizarão a festa do novenário e devido a pandemia as missas e novenas serão realizadas de acordo com as orientações das autoridades de saúde para manter a segurança dos fieis e para atender uma quantidade maior de pessoas poderá ser usado o pátio da frente da catedral.
“Já estamos organizando há algum tempo e agora divulgando para que o povo fique tranquilo de que vamos realizar a festa do Novenário de Nossa Senhora da Glória e fazendo a conversando com os setores da sociedade que sempre participam, orgãos de segurança e de saúde e mesmo com a pandemia vamos ter missas e novenas presenciais”, disse.
O Capitão PM Alderlei Almeida destacou que a Polícia Militar, através do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), sempre está presente na manutenção da segurança da festa do novenário. “A Polícia Militar sempre vai participar da festa do novenário e declaramos nosso apoio incondicional ao 103º novenário de Nossa Senhora da Gloria”, afirmou.
O secretário Municipal de Cultura e Desporto, Aldemir Maciel, destaca o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul a festa do novenário. “O prefeito Zequinha Lima já teve uma reunião com o bispo D. Flávio e a equipe organizadora da festa da padroeira e todas as secretarias estarão unidas para fazer mais uma bela festa neste novenário de 2021”, disse.
Aldemir avalia que a festa da padroeira vai além da sua principal finalidade que é a religiosa, mas fomenta a cultura, o turismo e a economia do município. “Como o bispo D. Flávio falou nesse 2021 será o novenário da ressurreição devido a pandemia para que no ano que vem tenhamos uma festa ainda mais bonita com a presença da população”, ressalta.