Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de dezembro de 2024 20:31

Em coletiva na Promotoria Ministério Público e Polícia Militar destacam sucesso da Operação Black List

Resultados da Operação foram mostrados na Promotoria do MP em Cruzeiro do Sul

A Promotoria do Ministério Público do Estado do Acre (MPEAC), em Cruzeiro do Sul realizou, na manhã desta quarta-feira (01), coletiva de imprensa para anunciar os resultados da Operação Black List realizada para desarticular grupos de facção criminosa que atuam no tráfico de drogas no município e na região.

A operação ainda está em andamento, mas os resultados já são extremamente positivos com a prisão da grande maioria dos acusados que tiveram Mandados de Prisão expedidos pela Vara de Delitos da Organização Criminosa de Rio Branco. Ao todo foram cumpridos 41 mandados judiciais, entre Mandados de Prisão e de busca e Apreensão.

“Essa é uma estratégia de atuação conjunta do Ministério Público com a Polícia Militar que já vem sendo realizada desde 2019 com diversas operações em conjunto. Estamos finalmente conseguindo realizar também operações em todo o estado do Acre, inclusive no vale do Juruá”, destacou o promotor de Justiça Júlio Medeiros.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), Coronel PM Evandro Bezerra, informou que recentemente os criminosos anunciaram que iriam cometer sucessivos de roubos na região, mas a Polícia Militar realiza um combate diário e intervenção com o Ministério Público vem de encontro também para fragilizar esse tipo de ação dos criminosos.

“Não será a primeira operação aqui no Juruá certamente, o Gaeco, a Assessoria de Inteligência e o 6º BPM estarão prontos para fazer novas intervenções bem cirúrgicas e com certeza vai fragilizar os criminosos e trazer a paz social aqui na nossa região. “É uma parceria louvável que terá todo apoio da Polícia Militar”, destacou o comandante.

O promotor de Justiça ressaltou também a parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) que tem colaborado principalmente na fase de produção do reconhecimento para que se possa cumprir com os mandados de forma bastante eficiente.

O promotor de Justiça Bernardo Albano, coordenador-adjunto do Gaeco destacou que a ação do Juruá teve resultados satisfatórios e representa a expansão do trabalho do MPAC no combate ao crime organizado. “A Operação marca a ampliação e consolidação da atuação do Gaeco, em conjunto com a Polícia Militar, em todo o território do Acre, desta vez, com foco na segunda maior cidade do estado”, avalia.