O resgate de um paciente grave de Marechal Thaumaturgo, diagnosticado com a doença Bexigoma, que precisava ser removido com urgência tornou-se dramático. O helicóptero da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) decolou com a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas, não conseguiu pousar devido ao mau tempo.
A opção do piloto da aeronave foi retornar à base, em Cruzeiro do Sul, para aguardar pela melhora das condições meteorológicas no município e na parte da tarde, na segunda tentativa, a aeronave retornou para mais uma tentativa, conseguiu pousar e fazer a remoção com segurança. Se não fosse removido o paciente estaria em risco pela gravidade da situação.
A Bexigoma, distensão da bexiga por acúmulo de urina, retenção urinária é uma situação grave quando o paciente fica sem urinar, devido, a vezes, problemas com a sonda no pênis e quando ela entope a pessoa fica com a bexiga muito dolorida devido ao entupimento do canal urinário e fica com a barriga inchada e muito dolorida.
O médico, Dr. João Correia e a equipe de profissionais do SAMU, realizaram a remoção do paciente de 74 anos que estava estável, mas com suspeita de hiperplasia prostática e no momento do resgate continuava com Bexigoma sendo necessário a Dra. Patrícia fazer uma punção para drenar a urina antes da viagem.
“Graças a Deus, no final da tarde, por volta das 18:00 horas, na segunda tentativa devido ao mau tempo, conseguimos fazer a remoção do paciente que ainda continuava na mesma situação, com bexigoma. Ele deverá ser encaminhado para Rio Branco, amanhã, através de Tratamento Fora do Domicílio Aéreo (TFD)”, ressalta o médico.