Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 05:19

Empresários Mauro Lúcio Mansur e José Paulo Sodré foram os principais alvos presos na ‘Operação Entulho’ da PF em Manaus

Os detalhes da operação foram divulgados na coletiva realizada na sede da Polícia Federal

Os empresários Mauro Lúcio Mansur da Silva e José Paulo de Azevedo Sodré Neto, donos das empresas Tumpex e Soma, respectivamente, foram presos na manhã desta terça-feira, 20, durante a Operação Entulho, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal e Ministério Público Federal.

A operação cumpriu um total de 5 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão com o objetivo de obter provas relativas às operações fraudulentas utilizadas para esconder a ocorrência de sonegação fiscal, obtenção de notas fiscais “frias” e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, as investigações tiveram início há três anos e mais 30 outras empresas teriam sido criadas de fachadas para lavar dinheiro. R$245 milhões em notas fraudulentas supostamente foram emitidas durante o período de 2016 e 2021, justamente para desviar as verbas públicas.

Cinco alvos presos e treze mandados de busca e apreensão em mansões e empresas cumpridos (Fotos: Divulgação)

As empresas Tumpex, do empresário Mauro Lúcio Mansur da Silva, e Somar, do empresário José Paulo de Azevedo Sodré Neto, são investigadas por emissão de notas fiscais suspeitas de serem frias, entre os anos de 2016 e 2021.

As investigações tiveram início há três anos e mais 30 outras empresas teriam sido criadas de fachadas para lavar dinheiro e do montante desviado, mais de R$100 milhões foram sacados na boca do caixa de bancos de acordo com a investigação o Ministério Público Federal.

A Operação Entulho teve início em Manaus às 6h da manhã de hoje quando os policiais iniciaram o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão no Condomínio Riviera, situado no bairro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

Nesse luxuosos residenciais moram os dois principais alvos da operação, os empresários Mauro Lúcio Mansur e José Paulo Sodré, que foram os primeiros a ser presos pela Polícia Federal.

O delegado da Receita Federal em Manaus, auditor-fiscal Eduardo Badaró Fernandes, esteve à frente da coletiva com a imprensa, realizada com a imprensa às 10h na sede da Polícia Federal e revelou todos os detalhes relevantes, juntamente com os delegados que coordenaram a Operação Entulho.

Os contratos milionários da Tumpex geraram a investigação da Receita Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal que prendeu o dono da empresa, o empresário Mauro Lúcio Mansur (Fotos: Divulgação)

VEJA REPORTAGEM DO ‘PORTAL DO ZACARIAS’ AO VIVO: