Os empresários Mauro Lúcio Mansur da Silva e José Paulo de Azevedo Sodré Neto, donos das empresas Tumpex e Soma, respectivamente, foram presos na manhã desta terça-feira, 20, durante a Operação Entulho, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal e Ministério Público Federal.
A operação cumpriu um total de 5 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão com o objetivo de obter provas relativas às operações fraudulentas utilizadas para esconder a ocorrência de sonegação fiscal, obtenção de notas fiscais “frias” e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, as investigações tiveram início há três anos e mais 30 outras empresas teriam sido criadas de fachadas para lavar dinheiro. R$245 milhões em notas fraudulentas supostamente foram emitidas durante o período de 2016 e 2021, justamente para desviar as verbas públicas.
As empresas Tumpex, do empresário Mauro Lúcio Mansur da Silva, e Somar, do empresário José Paulo de Azevedo Sodré Neto, são investigadas por emissão de notas fiscais suspeitas de serem frias, entre os anos de 2016 e 2021.
As investigações tiveram início há três anos e mais 30 outras empresas teriam sido criadas de fachadas para lavar dinheiro e do montante desviado, mais de R$100 milhões foram sacados na boca do caixa de bancos de acordo com a investigação o Ministério Público Federal.
A Operação Entulho teve início em Manaus às 6h da manhã de hoje quando os policiais iniciaram o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão no Condomínio Riviera, situado no bairro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
Nesse luxuosos residenciais moram os dois principais alvos da operação, os empresários Mauro Lúcio Mansur e José Paulo Sodré, que foram os primeiros a ser presos pela Polícia Federal.
O delegado da Receita Federal em Manaus, auditor-fiscal Eduardo Badaró Fernandes, esteve à frente da coletiva com a imprensa, realizada com a imprensa às 10h na sede da Polícia Federal e revelou todos os detalhes relevantes, juntamente com os delegados que coordenaram a Operação Entulho.
VEJA REPORTAGEM DO ‘PORTAL DO ZACARIAS’ AO VIVO: