Além da orientação, quando necessário, as equipes da Energisa recomendam a paralisação da obra que ofereça riscos de acidente
Na hora de construir ou reformar um imóvel, na maioria das vezes, as preocupações se concentram nos orçamentos, mão de obra, materiais e tempo de serviço. Além disso, os trabalhadores da construção civil precisam estar atentos as orientações de segurança para evitar acidentes elétricos.
Com essas e outras orientações de segurança, durante todo o ano as equipes da Energisa, no dia a dia mesmo fiscalizam situações de risco, envolvendo os diversos profissionais da construção civil e manutenção predial: pedreiros, pintores, serralheiros, carpinteiros, serventes, armadores, eletricistas, técnicos que instalam antenas de TV, entre outros.
“É importante o uso dos EPIs [equipamentos de proteção individual] e necessidade de manter o distanciamento seguro da rede elétrica. Nem todos sabem, mas um acidente pode acontecer mesmo sem haver o contato direto dos equipamentos com os fios. Há situações em que a proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte do profissional”, destaca o coordenador de proteção, Bruno Rodrigues.
As ações são estendidas às pessoas que realizam podas de árvores e, muitas vezes, se expõem aos riscos, quando cortam galhos e copas próximos ou em contato com a rede elétrica.
Pela legislação, serviços de podas nos espaços públicos são de responsabilidade das prefeituras. Já nas áreas privadas, cabe ao condomínio e ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista para proceder com a poda. “Porém, quando os fios estão muito próximos da rede, a Energisa deve ser acionada para realizar o procedimento e evitar quaisquer riscos à segurança da comunidade”, ressalta o coordenador.
Além da orientação direta aos profissionais, quando necessário, as equipes da Energisa recomendam a paralisação da obra que ofereça riscos de acidente, reforçando a necessidade de respeitar as distâncias de segurança conforme normas Energisa. Cabe lembrar que não é permitido construir embaixo da rede de energia elétrica. Caso ela passe pelo terreno em obras, o cliente deve contatar a distribuidora para que faça uma avaliação e possíveis adequações no local.
Pela segurança de todos
Para que o trabalho de construção, reforma ou manutenção possa ser realizado com segurança, a Energisa Acre listou algumas orientações aos profissionais:
- Monte andaimes a uma distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximo à rede de energia;
- Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
- Sempre use os equipamentos de segurança;
- Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
- Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;
- Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.
A Energisa reforça que, em qualquer caso onde houver condição insegura envolvendo a rede elétrica e as distâncias de segurança não forem atendidas conforme orientação abaixo, é necessário parar as atividades e entrar em contato imediato com a Energisa através dos canais de atendimento para que possam ser tomadas as medidas cabíveis e evitar acidentes.