Um dos deveres é garantir o acesso dos leituristas da coleta ao medidor de energia
O acesso à informação tem se tornado cada vez mais fácil no ambiente digital, especialmente sobre serviços essenciais, como a energia elétrica. No entanto, além de conhecer os canais de atendimento da entrega, é fundamental que os consumidores compreendam os seus direitos e devem.
Para esclarecer essas informações, a Energisa disponibiliza uma lista com orientações aos consumidores. Manter o cadastro atualizado é um dos deveres do consumidor, conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso inclui informações como nome e documentos do titular, e-mail e telefone.
Outro dever do consumidor é informar o caso de algum morador da residência depender de equipamentos elétricos essenciais à vida. Esse registro permite um atendimento prioritário em casos de desligamentos acidentais, como os causados por temporais ou colisões postais.
Os consumidores também devem facilitar o acesso dos funcionários da distribuidora para inspeções e leitura do medidor. O equipamento pertence à entrega e está sob guarda do cliente.
Além disso, algumas medidas simples, como manter os animais presos durante o período de leitura e deixar o acesso do leiturista ao medidor de energia livre diretamente para garantir que a leitura do consumo seja realizada com segurança. Vale destacar que a determinação da Aneel é que os medidores de energia sejam instalados ao lado de fora dos imóveis.
Pagar a fatura dentro do prazo para evitar juros, multas e suspensão do serviço, e manter as instalações elétricas dos imóveis seguros e regulares, sem fraudes ou furtos de energia são outros deveres dos consumidores, conforme a agência.
O atendimento telefônico gratuito e 24 horas é outro direito do consumidor, fornecendo soluções para problemas emergenciais. No caso de manutenções programadas que impactem o fornecimento de energia, o aviso deverá ser feito com pelo menos 72 horas de antecedência. Para garantir esse contato, é essencial que os dados cadastrais do consumidor estejam atualizados junto com a empresa.
Mais informações sobre os direitos e deveres dos consumidores estão disponíveis no site Home 120 anos | Energisa, na seção “Seus Direitos e Deveres”.
Canais de atendimento
Aplicativo Energisa ON, WhatApp Gisa ( www.gisa.energisa.com.br ) ou callcenter 0800-647-7196.