Os enfermeiros acreanos estão mobilizados e cobram apoio dos três senadores – Márcio Bittar (MDB/AC), Mailza Gomes (Progressistas/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC) para a aprovação do Projeto de Lei (PL) que estabelecerá um novo piso salarial para a categoria, além de
O PL 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE/ES), define piso de R$ 7.315,00 e estabelece que, para jornadas semanais acima de 30 horas, o valor terá que aumentar proporcionalmente. Agora os líderes partidários pediram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) que o projeto de lei seja votado em plenário.
Pelo texto os técnicos em enfermagem receberão pelo menos 70% e os auxiliares e parteiras 50% dos valores dos enfermeiros para uma jornada de 30 horas semanais. No Acre o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que tem mais de 10 mil inscritos na entidade realiza campanha pelo apoio dos senadores ao projeto de lei.
O vereador Gilmar Giles (PDT), que é enfermeiro, e representa a classe, também apoia a campanha do Coren/AC e dos enfermeiros acreanos em prol da aprovação do projeto de lei que beneficia a categoria, além de técnicos e auxiliares e destaca que é uma valorização necessária aos profissionais que não mediram esforços para bem atender a população nesse momento da pandemia.