Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de fevereiro de 2025 19:55

Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul, entidade centenária comemora 112 anos

associação comercial nova5 (2) capa 900

Na passagem do aniversário de 112 anos da fundação da Associação Comercial do Alto Juruá, atual Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul, o presidente, empresário Luiz Cunha, que também é vice-presidente da Federacre, no Estado do Acre, destacou a importância da entidade centenária que representa o importante segmento que sempre trabalhou e trabalha pelo desenvolvimento da região.

Empresário Luiz Cunha, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul

“Continuamos o trabalho de lutar para cada vez mais melhorar e unir a classe empresarial em torno das causas comuns, como sempre fizemos e participamos dos principais debates para beneficiar nossa população. Essa associação comercial nasceu para favorecer o desenvolvimento da região e isso é bom para todo mundo, para os que empreendem e que aqui investem, moram e gostam da região, todos queremos ver nossa região crescer e melhorar e a associação é uma parceira desta causa”, ressalta o presidente.

Luiz Cunha destaca que é muita história nestes 112 anos. “Digo que a nossa associação é, depois da fundação da cidade, a instituição mais antiga atuante aqui na região. Não tem nenhuma outra instituição que tenha 112 anos de história. Cruzeiro do Sul com 116 e a associação desde 1909, lembra o empresário ao afirmar ser uma grande responsabilidade representar a importante classe.

“É uma grande responsabilidade, mas também um orgulho poder participar, contribuir e preparar a nossa instituição para os desafios futuros. Esse desafio, agora de um mundo que é mais conectado, o desafio das comunicações instantâneas, tudo isso nos desafia, desafia a cada empresário e cada pessoa que empreende aqui, mas também nos fortalece, pois fazemos com muita satisfação e com muito prazer”, afirma.

O presidente destacou o trabalho de grandes empresários que contribuíram com nossa associação, não só na presidência, mas os quadros históricos de antigos presidentes como Zeferino da Silva Ramos, de uma família do comércio aqui que nem está mais ativa na região e foi nosso primeiro fundador e de outros grandes nomes da história.

Vladi Khuri, família de sírio libaneses que passaram na nossa região, a família Cameli é uma das de muita importância, o empresário Assem Cameli presidiu a instituição e muitos outros grandes, como Mâncio Lima, que foi um dos presidentes ilustres. Nas grandes causas da nossa região a Associação Comercial sempre esteve lá e a gente agradece a todos que ao longo do tempo colaboraram, se associaram aqui e contribuem para que a gente possa fazer um trabalho melhor”, agradece.

José Orion de Freitas, Adauto José Batista, Pedro Cameli, Francisco Souza dos Santos (Zinho), Marcos estão na galeria dos presidentes da atualidade.

Empresário Assem Cameli, ex-presidente e atual vice-presidente, revitalizou a sede da Associação Comercial na sua gestão

Na gestão do empresário Assem Cameli aconteceu uma completa revitalização da sede da Associação Comercial e também da sede do Centro Educativo Adiles Nogueira Maciel (Ceanon), entidade social da entidade. Assem Cameli lembra os muitos debates com governadores, senadores, deputados federais e estaduais e federais e também prefeitos e vereadores.

“Na minha época na presidência participamos intensamente dos debates para melhorias, como por exemplo da manutenção da BR-364, que é o nosso rio que não seca e tem grande importância para o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e tem que estar pronta durante o ano inteiro para garantir com mais qualidade o abastecimento da cidade e o transporte das pessoas”, destaca o ex-presidente.

Um debate de muita importância que deverá ser concretizado com o tempo é a luta pela construção da rodovia que vai ligar Cruzeiro do Sul à Pucalpa considerada pelo empresário Assem Cameli como fundamental para alavancar ainda mais o desenvolvimento da região, mais uma batalha que a associação encampa nesse momento.

“O presidente Luis Cunha neste momento defende este projeto de ligação rodoviária com o Peru, que será outro grande marco de desenvolvimento para nossa região e também para o Brasil que com a inauguração da Ponte do Rio Madeira, outra grande conquista, poderá garantir muitas facilidades para toda a população do vale do Juruá”, afirma.

Assem Cameli destaca que na sua gestão, com apoio da diretoria e dos associados conseguiu dar mais vida a Associação Comercial ao revitalizar sua sede e principalmente unir mais a classe. “Criamos outro ânimo de vida, de trabalho, de abertura entre as entidades. Demos uma visão diferente aos governos, prefeituras, estado e em âmbito Federal e estamos fazendo parte desse momento muito importante para nosso município”, disse.

Assem Cameli lembra que a Associação Comercial é a terceira instituição da classe fundada no Brasil e muito tem contribuído e vai continuar a contribuir com o desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e municípios da região.

Empresária Núcia Sales é a presidente do Conselho Empresarial da Mulher e integrante da atual diretoria

A empresária Núcia Sales é a atual presidente do Conselho Empresarial da Mulher, entidade da Associação Comercial presidida por uma empresária que tem sob sua responsabilidade a administração do Ceanom avalia como gratificante exercer a função que administra o Ceanom que realiza um importante trabalho social por jovens que são beneficiados com cursos profissionalizantes.

Núcia Sales é uma empresária de destaque em Cruzeiro do Sul, filha de tradicional família de empresários que representas as empresas do grupo A Cruzeirense, destaca que o Conselho Empresarial está voltado para as ações sociais da Associação Comercial, é composto por empresárias e neste período da pandemia deu prioridade ao trabalho de assistência social dos menos favorecidos.

A presidente do Conselho Empresarial da Mulher com a filha, empresária e assessora Jurídica da Associação Comercial, Maia Eduarda Melo

“É uma honra estar a frente Conselho Empresarial da Mulher e estamos cumprindo com nosso papel de administrar o Ceanom e neste período da pandemia priorizamos o trabalho social com nossos jovens e também confeccionamos máscaras que foram doadas ao Hospital Regional do Juruá, como um apoio ao importante trabalho realizado pelos profissionais de saúde”, disse.