Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de fevereiro de 2025 05:51

Entrevista: Raimundo Carlos de Lima, dindola, cruzeirense auditor fiscal da Receita Federal aposentado e escritor

Sem título (9)

Dindola é um eterno apaixonado pela sua cidade natal

Cruzeirense de nascimento Raimundo Carlos de Lima, popular Dindola, é Auditor Fiscal da Receita Federal, de profissão, já aposentado, casado com a senhora Terezinha, pai de dois filhos, Hugo Giordano e Thomás Henrique e avô de três netos. Apesar de morar fora de Cruzeiro do Sul há 47 anos, de onde saiu para estudar e depois para trabalhar sempre retorna todos os anos.

O amor pela terra natal faz com que a família, que nestes últimos 34 anos que mora em Cuiabá, Mato Grosso, retorne a cada final de ano e algumas das vezes em outra época para rever seus familiares, que na sua maioria, os mais próximos, já cumpriram sua jornada terrena, mas, mesmo assim, Dindola todo ano vem com a esposa. Nesse ano teve a companhia do filho Thomás Henrique que já retornou.

O escritor Dindola nasceu pelo interesse permanente que tinha pela história da cidade e também porque na sua juventude, no tempo escolar e ao longo da sua jornada tinha sempre muita dificuldade para conseguir informações de Cruzeiro do Sul. Ao longo de 25 anos ele pesquisou junto a amigos, juntou informações e nas suas viagens  virou um jornalista com uma máquina fotográfica a tira colo para garantir suas pesquisas.

Nascia ao longo desse tempo, cerca de 25 anos, uma obra que já pode ser considerada uma das mais completas sobre o município de Cruzeiro do Sul – “Na Amazônia Ocidental a Cidade-Sede do Alto Juruá revelada”, com mais de 450 páginas que contam a história do município, inclusive o tempo contemporâneo com destaque para pessoas e fatos históricos.

Depois de um café da manhã na companhia do amigo Adolfo, profissional da navegação aérea e acadêmico do curso de Direito do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre UFAC), tivemos o grande prazer de receber o amigo Dindola, para uma entrevista no Voz do Norte, semanário que registra desde 1996 o cotidiano de Cruzeiro do Sul, até o ano de 2016 com edições impressas e desde 2005 com sua edição On Line, sendo o primeiro site do Juruá na internet.

Veja a entrevista: