Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de novembro de 2024 10:33

Envirenses!

Romuloenvira

Venho manifestando minha preocupação com o risco da perda de vidas em nosso município pela Covid-19, desde o mês de fevereiro, sempre com orientação sobre prevenção e medidas sanitárias a serem adotadas e que apresentaram resultados satisfatórios em outros países. “Prevenir é melhor do que remediar”

O falecimento recente do amigo Luiz Crente (Ex-Vice-Prefeito de Envira) deixou nossa população muito assustada, aumentando ainda mais minha preocupação. Diante desse fato, aproveitei minha estada em Manaus e solicitei uma agenda com o Dr. Cássio Roberto do Espírito Santo, Secretário Executivo de Assistência do Interior, na  Secretaria de Estado da Saúde-SES, e fui prontamente atendido, onde pude externar a ele minha preocupação com o aumento de pessoas infectadas em nosso município, e o desaparelhamento das unidades de atendimento que não vêm atendendo a população conforme  orientação e os protocolos do Ministério da Saúde, o qual vem repassando recursos financeiros volumosos a estados e municípios, sendo que no município vizinho de EIRUNEPÉ observamos todo o empenho do prefeito Raylan Barroso em dotar o município de suporte humano, material e de infraestrutura física que melhor atenda seus usuários.

Aproveitei a oportunidade para informá-lo de que o município de Envira-AM, além de padecer com os agravos de uma pandemia mundial, ainda precisa enfrentar o sucateamento eminente de todo aparato do Sistema Único de Saúde local, que de forma fragmentada, fragilizada e inconsistente, precisa ainda conviver com o despreparo do gerenciamento local, que desconhece e/ou ignora os agravantes causados pela COVID-19, e deixam de acrescentar as práticas cruciais como a humanização e o acolhimento aos usuários do SUS local.

Destaquei ainda, que a construção de um aparato técnico, composto de uma equipe multidisciplinar em saúde pública, deve ser um dos principais objetivos que já deveriam ter sido implementadas para organizar toda rede de atendimento de maneira prática e dinâmica, com um fluxograma de acolhimento, em especial aqueles que por ventura precisarem de um suporte mais complexo.

Enfatizei que, na unidade hospitalar de Envira, ultimamente, podemos perceber a falta de equipamentos desde a cozinha até o seu centro cirúrgico, passando pelo sucateamento dos seus refrigeradores de ar de paredes, uma pequena quantidade de cilindros de oxigênio que não supre a demanda emergencial por mais de uma semana, falta de colchões adequados nas enfermarias, falta de respiradores mecanizados, instrumentais cirúrgicos, equipamentos para laboratório e insumos para bioquímica. Além da necessidade urgente da instalação de uma enfermaria para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com material para intubação, ou similar, afim de atender de forma digna e humana se eventualmente alguém precisar.

Por fim, solicitei seu apoio no sentido de adotar medidas essenciais que estejam ao seu alcance e que precisam ser implementadas a curtíssimo prazo, para o enfrentamento e ao combate ao COVID-19 no município de Envira-AM, afim de que nossa população não sofra com a perda de mais outras vidas para a COVID-19.

Quero de público agradecer a atenção do secretário Cássio e de sua equipe de apoio!

RÔMULO MATTOS – PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO