Cruzeiro do Sul, Acre, 6 de fevereiro de 2025 09:22

Equipe da Coopsul visita município de Envira para avaliar situação do lixão e implantar um trabalho de reciclagem

CoopsulEnvira111111111 (2)900

A Cooperativa de Reciclagem Coopsul, de Cruzeiro do Sul, que não tens fins lucrativos e foca sua ação no bem comum da sociedade com um trabalho de educação, orientação ambiental e reciclagem do lixo agora inicia expandir ações para os municípios da região – Mâncio Lima, Envira e Ipixuna – que mostraram interesse em também fazer o aproveitamento do lixo.

Recentemente uma equipe da Coopsul, atendendo convite do prefeito de Envira (AM), Ruan Mattos e de sua equipe de trabalho, foi até o município para apresentar um plano de alternativas para a reciclagem do lixo e também recebeu em Cruzeiro do Sul uma equipe da Secretária Municipal de Saúde e do Meio Ambiente daquele município.

A equipe do Envira foi recepcionada pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Engenheiro Florestal Igoor Neves e pela presidente da Coopsul, Renata Bussons, para estreitar relações na busca de uma parceria com a cooperativa que realiza um trabalho sério e inovador de reciclagem e coleta de resíduos sólidos.

Diretor Financeiro, Eutimar Sombra, apresenta plano na prefeitura do Envira

No município amazonense a equipe da Coopsul fez uma visita ao lixão da cidade para avaliação, depois na prefeitura o diretor financeiro da cooperativa, Eutimar Sombra, apresentou um plano e em seguida houve um encontro com garis de uma empresa terceirizada que faz a limpeza do município e utilizam ainda carroças para juntar o lixo.

Visita aos garis da empresa terceirizada que coleta o lixo no Envira

 

Lixo é coletado em carroças nos lugares de difícil acesso e depois transferidos para o caminhão

A Coopsul que tem em seu quadro 22 cooperados atualmente faz um trabalho de coleta seletiva de uma parte da área central do município de Cruzeiro do Sul, avaliada em cerca de 15%, mas já recebe também da comunidade uma coleta solidária e tem o objetivo de chegar a 100% da coleta de separação e lavagem do material a ser reciclado.

Prefeito Zequinha Lima já esteve na sede da Coopsul e a Secretaria de Meio Ambiente é uma das parceiras do trabalho

Plástico, papelão, papel, alumínio, garrafa pet, cobre, baterias, eletrônicos, carcaças ferrosas, óleo de cozinha, vidro e metal estão entre os materiais coletados pelos cooperados que na jornada utilizam todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir um trabalho seguro e sem riscos.