Assumindo um sentido figurado o termo Escatologia ainda pode estar relacionado ao gosto de certos indivíduos por conteúdos obscenos ou sórdidos. Porém, a palavra escatologia, no sentido de “gosto por excrementos”, se originou do termo grego skatós, que quer dizer “excremento”.
Escatologia, portanto, é uma teoria relativa aos acontecimentos do fim do mundo e da humanidade, ou seja, as últimas coisas que devem acontecer antes e depois da extinção da vida na Terra.
Na língua portuguesa, ainda pode significar o ato de analisar excrementos (fezes), sendo um sinônimo de cropologia, nome dado no ramo da Medicina aos exames laboratoriais de dejetos humanos, especificamente as fezes
A resposta para a enorme distinção entre os significados de ambos os termos pode ser encontrada nas raízes etimológicas das palavras. No âmbito religioso, a escatologia é considerada uma doutrina que estuda todas as coisas que acontecerão antes e depois do Juízo Final, ou seja, o fim da espécie humana no planeta Terra.
Neste sentido, a escatologia pode assumir um tom apocalíptico e profético, tendo como verdade a ideia de morte e ressurreição.
Qual a principal diferença entre o pensamento de Tomás de Aquino e Agostinho?
A linha de pensamento de Santo Agostinho girava em torno de dualismos, herança de Platão e dos maniqueístas orientais. São Tomás de Aquino ia na contramão de Santo Agostinho, colocando a razão em primeiro lugar. Tentava até mesmo explicar a fé por meios racionais, alegando que podia provar a existência de Deus.
Significado de maniqueísta
Relacionado com o maniqueísmo, com a doutrina Persa, criada por Maniqueu, que afirma ser o mundo uma fusão dualista do bem (luz, espírito) e do mal (trevas, matéria). Que divide o mundo entre o bem (Deus) e o mal (Diabo).
*Francisco Assis Jucá é Filósofo, Pedagogo e Bacharel em Ciências Contábeis