Cruzeiro do Sul, Acre, 22 de dezembro de 2024 22:19

Escola Jardim das Samaúmas, que trabalha com a metodologia Waldorf, comemora seu primeiro ano em Cruzeiro do Sul com a formatura da primeira turma.

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O Jardim das Samaúmas é uma escola que trabalha inspirada pela metodologia Waldorf, uma pedagogia alemã criada por Rudolf Steiner, que proporciona as crianças desenvolvimento voltado para o seu ser, a natureza, brincar livre e o aprender por imitação.

Uma ambiente muito agradável e saudável é a escola do Jardim das Samaúmas: natureza

A Pedagogia waldorf é mais do que um método de ensino; é uma jornada encantadora de descoberta e crescimento, que coloca a criança no centro do aprendizado, reconhecendo que cada pequeno ser é único, especial e cheio de potencial e foi apontada pela UNESCO em 1994 como a pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais e conflitos sociais.

Voltada não apenas nas habilidades acadêmicas, ela abraça o desenvolvimento integral da criança, cultivando não apenas a mente, mas também o corpo e o espírito. “Acreditamos que a educação é uma jornada artística, onde a criatividade, a imaginação e a expressão também são importantes pra formação integral do ser humano. Em uma escola Waldorf, a arte não é apenas uma disciplina; é um fio condutor que permeia todas as matérias. Pintura, música, teatro e trabalhos manuais são incorporados ao currículo, estimulando a criatividade e proporcionando formas diversas de expressão”, explica Tais, presidente da Associação Samaúmas, mantenedora da escola.

Presdidente da Associação Samaúma, mantenedora do Jardim das Samaúmas, bacharel em Direito Tais

No Jardim Samaúmas as crianças aprendem a costurar, fazer pão, como se fosse num lar e também auxiliam no cuidado da horta, plantam, regam e estão todo o tempo vendo na prática que para comer o pão, é preciso prepará-lo.

Para comer o pão é necessário fazê-lo: crianças com mão na massa para aprender a preparar o pão

O público-alvo da escola neste primeiro ano foram crianças de quatro a seis anos do jardim da infância, mas no próximo ano já tem o planejamento de abertura de um maternal para crianças menores de quatro anos. Nesta sexta-feira foi concluída a primeira turma de Jardim da Infância de crianças que participaram da atividade de formatura e também de uma peça teatral.

No Jardim das Samaúmas o trabalho diário é para que as aprendizagens se harmonizem com os ritmos do desenvolvimento saudável da criança

O Jardim das Samaúmas é a primeira escola do Acre que trabalha inspirada com a metodologia Waldorf e teve sua primeira turma de jardim da infância avaliada como muito boa pelos pais, considerando que muitas crianças que chegaram de um determinado jeito, saem com certeza muito melhores, com mais senso de consciência do mundo ao redor. Um trabalho diário para que as aprendizagens se harmonizem com os ritmos do desenvolvimento saudável da criança.

A associação Samaúma, que tem como presidente a bacharel em Direito, Tais e a vice-presidente a Terapeuta Ocupacional Patrícia, é a gestora da escola que funciona através de um método associativo, formado por um grupo de pais e mães que buscavam uma escola mais acolhedora que respeitasse as limitações e necessidades dos seus filhos, foi fundada em novembro de 2023 e iniciou seu funcionamento em 2024.

“Fazemos uma avaliação muito boa deste primeiro ano de funcionamento da escola. Chegamos com expectativas e incertezas, mas já temos muitas famílias envolvidas, nossas crianças respeitadas e valorizadas e com certeza já atingimos nosso objetivo inicial e contamos com o apoio de algumas empresas parceiras como a Marchetaria do Acre, a Construacre e a Fábrica de Brinquedos Tatajuba Toys que apoiaram na implantação inicial da escola que tem um ambiente muito acolhedor.

Atividade de conclusão do ano 

Antes da fundação da Associação Samaúma Tais trabalhava com a Tatajuba, uma fábrica de brinquedos de madeira, que além de criar brinquedos estuda seu sentido e depois de conhecer a metodologia Waldorf ela se encantou por tudo que o método proporciona, principalmente porque o encantamento da metodologia não encanta só as crianças, mas também os que conseguem vibrar na mesma frequência para transmitir o que é preciso.

“Estudando os brinquedos percebo que na atualidade vivemos num mundo de brinquedos de plástico e pode parecer difícil ver as crianças brincarem com um brinquedo de madeira, que as vezes não tem nenhuma pintura, o brinquedo convencional de antigamente, mas no jardim das Samaúmas não tem nenhum brinquedo de plástico, sonoro ou eletrônico que traga perturbação e as crianças conseguem brincar com brinquedos tradicionais. Sentimos uma esperança”, disse.

Tais destaca ainda que as instalações do Jardim das Samaúmas estão sendo estruturadas, mas já tem um ambiente muito acolhedor, que é na verdade um lar, sendo necessário que a sociedade cruzeirense possa ter mais conhecimento da metodologia da escola que já tem um CNPJ e o Título de Utilidade Pública Municipal, concedido pela Câmara Municipal, através de uma projeto de lei do vereador Franciney Freitas.

Plantar e regar as plantas é parte do aprendizado

“É uma casa, um ambiente simples, mas muito saudável, um verdadeiro jardim e pode parecer de alguém perguntar como as crianças ficam quatro horas no nosso ambiente. Na realidade as crianças passam quatro horas e ainda choram na hora de ir para casa. Fazemos um trabalho com crianças que estão em avaliação com algum diagnóstico e que não tem um quintal para brincar e precisam de uma socialização saudável”, enfatiza Tais.

Brinquedos convencionais

Mãe de um dos alunos, Tais lembra que algumas crianças que chegaram ao Jardim das Samaúmas com um nível de suporte elevado já conseguem imitar e ficar bem no ambiente. “É muito bom ter esse espaço para as crianças que precisam estar em contato com a natureza e nos encontramos com o objetivo de melhorar a adaptação das crianças que precisam de suporte, os pais, a escola e a família juntos podem construir um ambiente saudável”, afirma.

Mariana Landis é mãe de dois alunos e faz parte da diretoria da associação lembra que teve seu primeiro contato com os idealizadores da escola, Tais e Patrícia, no ano passado, quando se juntou ao grupo com outras mães que buscavam uma escola mais acolhedora para os filhos e começaram a compartilhar um pouco dos sonhos e medos que estavam experenciando nas escolas tradicionais e sentindo falta de um ambiente mais conectado a natureza.

“Estamos no Acre, numa área imergida no meio da floresta amazônica com alta riqueza e sentimos essa falta das crianças terem seus ritmos e limitações respeitadas. Dessas conversas surgiu uma esperança, com a aproximação de mais mães que estavam nesse processo em busca de uma escola mais acolhedora e depois de muitas reuniões ao longo do semestre no dia 27 de novembro de 2023 foi fundada a Associação Samaúma”, lembra Mariana.

Mariana conta que seus filhos tinham uma privação dos seus movimentos e chegando na cidade precisaram se ambientar, conhecer novos amigos e a escola Jardim das Samaúmas, já garante esse acolhimento. “Todos convivem de forma harmoniosa, sendo muito importante para as crianças terem suas diferenças, aprenderem a lidar com as diferenças dos outros e tendem a superar os próprios obstáculos sendo muito satisfatório ver isso acontecendo “, avalia.

No Jardim das Samaúmas a alimentação das crianças é outro diferencial do trabalho da metologia Waldorf. Algumas crianças que chegaram com alta seletividade de alimentos, não toleravam nem segurar um tipo alimento e com o trabalho já mudaram suas atitudes. Com a rotina da escola, que seleciona os alimentos, elas passaram a se alimentar junto com as outras e a metologia Waldorf presta todo um estudo com calendário alimentar com frutas e proteínas.

A metologia Waldorf presta todo um estudo com calendário alimentar com frutas e proteínas

Uma das mães que aderiu a escola, Taiana Nascimento, mãe do Bruno, que é servidora pública do Poder Judiciário de Santa Catarina e está em Cruzeiro do Sul acompanhando o esposo transferido para trabalhar no município, avalia como muito valiosa a experiência da metodologia Waldorf e pelo ambiente de natureza encontrado na escola, que respeita a criança, a alimentação e ela tem muita segurança de deixá-lo na escola e retornar para casa.

Taiana Nascimento, mãe do Bruno, é de Santa Catarina, servidora do Poder Judiciário, acompanha o esposo transferido para trabalhar em Cruzeiro do Sul, faz ótima avaliação do Jardim das Samaúmas

Taiana Nascimento, que veio de Santa Catarina, não queria para o filho uma escola tradicional e buscava uma escola mais acolhedora e focada na criança, que pensasse no ser humano e valores, boa alimentação e contato com a natureza, conheceu e participou do trabalho inicial de fundação da Associação, agora é uma mãe associada que paga a mensalidade, mas participa com o esposo da escola, cuidam do jardim e faz a alimentação de todos num dia da semana.

“É maravilhoso, um momento de coletividade, consciência que deixamos muito para trás e quando nos tornamos mãe precisamos educar o filho com mais qualidade. Meu filho concluiu o Jardim da Infância, está triste porque vai mudar de escola, mas para mim foi a maior vitória do ano, meu filho ganhou muito com esse ambiente que o acolheu e o escutou quando foi preciso e quero que as mães que buscam um lugar acolhedor, de educação inclusiva que possam se unir a esse lugar especial que essa cidade precisa muito”, disse.

Crianças se harmonizaram rapidamente com a metodologia de ensino

A Pedagogia Waldorf é um sistema educacional que busca uma abordagem holística para o desenvolvimento da criança, integrando aspectos acadêmicos, artísticos e práticos.
Uma abordagem única tem ganhado vários adeptos em todo o mundo devido à sua ênfase na individualidade, criatividade e espiritualidade da criança.

Empresários Maqueson Pereira e Florinda Bissoli da Marchetaria do Acre, colaboradores agradecem também a parceira da Construacre