Marco Lucchesi, um dos maiores escritores de língua portuguesa no Mundo, esteve em Cruzeiro do Sul acompanhando a comitiva da Presidente do Supremo Tribunal Federal, a Ministra Rosa Weber. Durante uma solenidade ocorrida no Centro Cultural do Juruá (antigo Fórum), na terça-feira (21) o escritor, técnico do Judiciário e diretor do museu Narcélio Flavio Siqueira Generoso encontrou-se com o consagrado romancista carioca.
O professor Lucchesi é titular do curso de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e ocupa a cadeira de n. 15, da Academia Brasileira de Letras, uma das instituições mais respeitadas do país, tendo ocupado o prestigioso cargo de presidente desta.
Autor de diversas obras literárias premiadas no Brasil e em outros países, como Itália e Romênia, Lucchesi definitivamente se consagrou como um dos grandes expoentes da literatura nacional.
Narcelio Generoso, que lançou a Saga da Fraternidade, em 2019, prepara-se para publicar mais um livro, dessa vez com um gênero literário quase inédito em nossa região. Trata-se de uma estória de ficção, suspense e aventura, ambientada nos anos de 1950 em uma vila misteriosa inspirada em Cruzeiro do Sul e seus personagens daquela época.
Narcelio Generoso disse a nossa reportagem: “Para mim, foi uma grande honra poder encontrar o professor Lucchesi, um imortal da Academia Brasileira de Letras e escritor dos mais respeitados do mundo. Ele interessou-se por nossa história acreana, pela arquitetura e cultura de Cruzeiro do Sul e colocou-se à disposição para ajudar o Museu da Justiça a restaurar livros antigos. Fiquei muito lisonjeado. Um homem simples, sereno, uma mente brilhante. Em sua humildade, pediu que eu lhe enviasse os livros que publiquei e o próximo que será lançado em abril do ano em curso, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Cruzeiro do Sul. Dedicarei esses livros com muita honra ao professor Lucchesi que agora é um admirador de nossa Amazônia”, finalizou.