Com duas crianças internadas com gripe, uma de dois e outra de sete meses, diagnosticadas com bronquiolite, além de dois idosos de 86 e 96 anos e ainda uma criança de dois meses e um homem de 48 anos com Covid-19 a Secretaria Municipal de Saúde avalia que, apesar dos números, os casos de síndrome gripal estão estabilizados no município.
A informação foi dada pela secretária Valéria Lima ao informar que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um acompanhamento rigoroso dos casos de síndrome gripal e atuado no combate com a capacitação de todos os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o manejo, fluxo e a prescrição.
“Todas as UBS estão em alerta à essas síndromes gripais e também estamos fazendo um trabalho de vacinação. Os casos estão sendo acompanhados pelo Liras, que é um sistema que mostra que semana sobe e na outra desce, mas já tivemos um período pior em relação as internações hospitalares com leitos lotados do que no momento”, disse.
Valéria Lima informou ainda que as UBS do município estão intensificando o atendimento das crianças e desde a semana passada as unidades tem um dia voltado para o atendimento das crianças e numa parceria foi solicitado da Universidade Federal do Acre (UFAC) uma capacitação para as UBS sobre uma melhor puericultura para saber no que se pode avançar.
A importância da conscientização da sociedade para as campanhas de vacinação é destacada pela secretária que informa que nas unidades básicas de saúde ainda tem vacinas e que a Secretaria planeja uma gigantesca campanha de vacinação só para crianças.
“Por incrível que pareça já passamos em termos de internações de leitos hospitalares números bem maiores. Cruzeiro do Sul está a margem dessas características por conta das campanhas de vacinação sendo importante a sociedade se conscientizar sobre a importância da vacinação”, finaliza.