Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de abril de 2025 16:05

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza a 2ª edição da feira Arte da Floresta do Polo Moveleiro com exposição de móveis de 16 moveleiros do município

fbbaf0_877d106e66004f82a3efa270ebd33467~mv2 (2)
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, governo do Estado e Sebrae abriram nesta quarta-feira, 2, a 2° Edição da feira: “Arte da Florestal do Polo Moveleiro que prossegue até sexta-feira, das 9h manhã às 21h no Parque Industrial de Cruzeiro do Sul, localizado no Bairro Nova Olinda. O carro chefe do evento são os móveis de madeira à venda de 16 moveleiros do município.

A feira conta com o apoio da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, Federação das Indústrias do Estado do Acre, SENAI, SESI e da Associação de Moveleiros de Cruzeiro do Sul. Participaram da abertura o Prefeito Zequinha Lima, Senador Márcio Bittar, Deputado Federal e Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano, deputados estaduais Edvaldo Magalhães e Eduardo Ribeiro, vereador Thiago e o Secretário de Estado da Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Barbary.

A feira de 2024 foi um sucesso com mais de R$ 200 mil de faturamento dos produtos vendidos durante e no pós evento. Nesta edição a expectativa de vendas, segundo João Evangelista, Presidente da Associação dos Moveleiros, é de R$ 400 mil.

“Ano passado a gente vendeu na feira durante os dois dias uma faixa de 100 mil reais. Porém, com as encomendas superamos 200 mil, passamos o ano atendendo pedidos pós feira. Esse ano eu acho que nós vamos bater bem mais a meta, eu calculo que a gente consiga vender aqui uns 200 mil reais e podemos chegar a uns 400 mil, porque já conseguimos vender agora, antes da abertura. Ainda tem o período que as pessoas se programam, vem aqui olha o móvel e depois voltam para comprar, às vezes passa cinco, seis meses, mas ele volta para comprar”, avalia.

O moveleiro José Santos, atualmente utiliza Angelim e o Toarí que se transformam em lindos móveis, que variam de 80 a 12 mil reais.

” O toarí que a gente não dava muito valor e achava que era só para fazer casa, mas uma mesa dessa aí hoje com dois bancos, é feito de acabamento, madeira seca na estufa, ela está custando 4.200, essa mesa com dois bancos para a área de serviço. Temos peças mais baratas e também mais caras, temos aparador de 400 reais. Temos a tábua de cortar carne que variam de 70 a 200 reais Nossos clientes hoje podem parcelar suas compras em até 10 vezes”, relata

O Secretário de Indústria, Ciência tecnologia Assurbanipal Barbary destacou o apoio do Estado e enalteceu o crescimento do setor moveleiro do Juruá. “É uma felicidade de ver aqui os empresários esperançosos, animados e é isso que a gente quer, gerando emprego e prosperando, mostrando aí a riqueza da região do Juruá. O setor moveleiro aqui é um setor tradicional que faz parte da história do Juruá, desde a criação aqui da região, o próprio nome da exposição, Arte da Floresta, mostra isso. O Estado tem trabalhado a sustentabilidade ambiental, a exploração sustentável através dos manejos florestais e o valor agregado, a indústria faz essa transformação. Quero parabenizar todos os parceiros, estamos falando aqui no nome do Governo do Estado mais a Prefeitura Municipal, a própria Associação de moveleiros, Assembleia Legislativa, os parlamentares, a Federação das Indústrias, o sindicato de indústrias e moveleiros do Acre. Essa realização de várias mãos, mas o protagonismo mesmo é do setor moveleiro aqui do Juruá”, pontuou o secretário.

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima,enalteceu a qualidade dos móveis produzidos no município. “Tivemos essa experiência o ano passado de fazer a primeira feira aqui. Foi uma feira extraordinária, de sucesso, venderam mais do que todas as feiras que eles já tinham participado e resolvemos continuar com a feira pelo segundo ano consecutivo, numa parceria da Prefeitura juntamente com a Associação dos Moveleiros, Governo do Estado com várias instituições para garantir que cada ano a gente possa ter essa feira cada vez mais crescente. A gente sabe da importância que é a arte, a gente sabe da importância que são os móveis de Cruzeiro do Sul, os móveis mais bonitos que são produzidos no Brasil, são aqui. Porque aqui tem uma tradição de ter móveis de qualidade e essa feira vem exatamente para abrir cada vez mais esse mercado. Então é importante que você que está em casa, que deseja adquirir um móvel de qualidade até sexta-feira terá essa oportunidade”,destacou o prefeito Zequinha Lima.

Durante a feira há a exposição de centenas de móveis que atenderão todas as classes econômicas. Há peças de sobras de maneiras para embelezar a residência, bem como mesas, camas, portas, tábuas de cortar carne aparador para salas e tantos outros, produzidos com madeiras de lei totalmente legalizadas. Há música ao vivo e venda de alimentos e bebidas. “ É uma oportunidade para as pessoas virem passear com a família e comprar itens que são únicos. Estão todos convidados”, chamou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Sul, Janaína Terças.