Delegação brasileira, apoiada pela ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura e Pecuária e Confederação Nacional da Agricultura espera fechar negócios da ordem de US$ 75 milhões
De 25 a 27 de março, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordena a participação de 25 empresas brasileiras na Expo ANTAD (Asociación Nacional de Tiendas de Autoservicio y Departamentales), em Guadalaraja, no México. Considerada a maior e mais importante feira da indústria de alimentos e bebidas do país, ela oferece rodadas de negócios, oportunidades de contato direto com fornecedores e compradores internacionais, palestras, espaço para degustação e apresentação de produtos e novas tecnlogias para o setor.
O objetivo da participação brasileira é incrementar as exportações nacionais de alimentos e bebidas para o mercado mexicano de forma estruturada e fortalecer a participação do Brasil neste segmento. Estarão presentes representantes de cadeias de hotéis, restaurantes, comerciantes, importadores, foodservice, entre outros setores de vários países, com destaque para a América do Norte e América Central.
Apesar dos mercados recentemente abertos para carne suína, avícola, arroz, lácteos, pescado, entre outros, a participação dos produtos do agronegócio brasileiro no mercado mexicano ainda é pequena e tem espaço para crescimento. O governo mexicano tem concedido isenção de taxas de importação para itens que compõem a cesta básica mexicana. O país é um importante hub de negócios para a América do Norte.
Sob coordenação da ApexBrasil, a presença da delegação brasileira na Expo ANTAD conta com o apoio Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que organiza paralelamente ao evento uma missão empresarial, incluindo seminário, rodadas de negócios e evento de networking.
Relações comerciais Brasil – México
Brasil e México completaram 190 de relações diplomáticas em 2024. As duas nações se posicionam como as maiores economias da América Latina e, juntas, representam cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) latino-americano. O México é o quinto maior parceiro comercial do Brasil. Em 2023, as exportações brasileiras para o México cresceram 21,6% em relação ao ano anterior, atingindo um recorde histórico. Entre os principais produtos estão: veículos (automóveis de passageiros, rodoviários, para transporte de mercadorias), soja, açucares e melaços. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identifica 447 oportunidades de negócios para produtos brasileiros no país. A Agência tem 33 projetos setoriais com foco no México, com destaque para máquinas, equipamentos, alimentos, bebidas e agronegócio.
De acordo com dados do ComexStat, em 2024, o Brasil exportou para o México cerca de US$ 7 bilhões, o que representa uma queda de -8,26% da variação percentual, com relação ao volume registrado anteriormente. O país foi responsável por cerca de 2,31% das exportações brasileiras. As importações de produtos mexicanos aumentaram cerca de 10,5% no ano de 2024. As autoridades das duas nações buscam diversificar a pauta do comércio bilateral e aumentar os volumes comercializados. Em setembro de 2024, México e Brasil assinaram, durante um fórum bilateral, o documento de colaboração contemplando a elaboração de missões comerciais com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios para empresários dos dois países, em reforço ao interesse dos dois governos.
Para acessar o Perfil de Comércio e Investimento do México, clique aqui.
Serviço:
Expo Antad 2025
Data: De 25 a 27 de março de 2025
Local: Guadalajara – México