O candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, Fagner Sales, teve uma representação eleitoral negada pelo juiz da 4ª Zona Eleitoral, Marlon Martins Machado, nesta sexta-feira (13).
No pedido, Fagner solicitava que fosse suspensa a divulgação da pesquisa Data Control nos meios de comunicação. A pesquisa colocou Zequinha Lima (Progressistas) com 44,8% dos votos contra 24,1% de Fagner Sales. Adônis aparece com 20,3%.
Na decisão o juiz afirmou que é importante salientar que se trata de pedido de cerceamento da liberdade de informação. “Somente é admitido quando não observados, de maneira explícita e comprovada, os requisitos formais de registro da pesquisa, o que não é o caso e os requisitos materiais e metodológicos da sua realização, os quais necessitariam, no mínimo, de uma dilação probatória mais ampla para a sua demonstração.
Ante o exposto, mantenho a liminar pelo indeferimento do pedido e, no mérito, julgo improcedente o pedido formulado para suspender a divulgação da pesquisa n. AC-05874/2020”, decidiu o magistrado.
Confira os números da pesquisa: