No dia 11 de setembro a família do professor e ex-prefeito João Barbosa celebrou com muita alegria os 80 anos de vida da sua matriarca, professora Lígia Pereira de Souza, momento especial que seus filhos, genros, noras e netos prepararam com carinho. “Ela é o nosso grande exemplo de mãe, esposa, avó, bisa, tia, irmã, uma grande guerreira e mulher especial”, destacou a filha Lígia Maria.
A professora Lígia Maria colaborou para que contássemos brevemente, se é que é possível 80 anos de vida serem falados em poucas linhas, mas, só para contextualizar a trajetória desta grande guerreira. Dona Lígia tem suas origens na Vila Thaumaturgo, hoje município Marechal Thaumaturgo, nascida no dia 11 de setembro de 1941, numa sexta-feira à noite.
Filha de Francisco Pereira (Chico Pereira), agricultor, seringueiro e carpinteiro e de dona Geny, costureira, mas por muito tempo era mais “dona de casa”, hoje os dois já estão falecidos. Ela teve 15 irmãos e é a 10ª filha do casal.
Aos nove anos de idade, seus pais preocupados com os estudos dos filhos e em busca de melhores condições de vida para a família vieram morar em Cruzeiro do Sul, quando ela foi, então, alfabetizada. Um tempo depois, seu pai, carpinteiro, foi contratado pela família Cameli para construir dois barracões no Seringal da família.
Como ela já estudava decidiu não acompanhar seus pais que permitiram que ficasse com sua irmã, já casada, Dely, em Rio Branco onde deu continuidade aos estudos e começou a trabalhar. Seu primeiro emprego foi na Casa Natal.
Em 1961, retorna para Cruzeiro do Sul, começa a trabalhar no Fórum e depois é convidada a trabalhar como alfabetizadora na Escola Barão do Rio Branco. Nesse período reencontra o amor de sua vida, João Barbosa. O namoro é oficializado, de fato, no Novenário de Nossa Senhora da Glória.
Um ano depois se casam, no dia 12 de outubro de 1962 e em 25 de outubro nasce seu primogênito, João Márcio (1962). Depois tiveram mais 6 filhos: todos presentes na festa dos 80 anos – Pedro, Marcos, Lígia Maria, Rita de Cássia, Ruth e Narjara – que lhe deram netos e bisnetos.
Lígia fez o Ensino Médio, na época, curso Magistério e continuou atuando como alfabetizadora na escola Barão do Rio Branco e depois como diretora na Escola Infantil Raimundo Quirino Nobre. Seu esposo entrou nos caminhos da política e se candidata à prefeito de Cruzeiro do Sul momento que ela assume o posto de primeira dama.
Ao assumir o novo posto na prefeitura dona Ligia deixa a direção da escola para se dedicar a nova função onde desenvolveu várias ações sociais e culturais. Dentre as ações culturais de destaque realizou ao longo de sua gestão, o famoso Baile de Debutantes, uma festa muito tradicional aguardada por adolescentes de 15 anos, as debutantes e os príncipes, com a mesma faixa etária.
Nesse Baile as jovens eram apresentadas à sociedade pelos seus pais e dançavam sua primeira valsa com o seu príncipe. D. Lígia organizava esse baile com muita dedicação e com o apoio dos pais. Toda decoração, coreografias, ensaios de valsas, seleção dos jovens ela realizava com muito empenho e carinho. Após o mandato de seu esposo ainda permaneceu colaborando na organização desses eventos por algum tempo.
Como a pandemia ainda não permite aglomerações a família resolveu juntar os filhos e suas respectivas famílias para celebrar o aniversário da matriarca com simplicidade, mas com muito carinho, como ela merece. No dia 11 de setembro foi celebrada uma missa em Ação de Graças, na Paróquia de São Peregrino, onde eles frequentam e atuam desde que vieram morar em Rio Branco.
No dia 18 de setembro foi organizada uma confraternização só para a família, em que todos estão devidamente vacinados, ocasião que foi simulada um pouco do que ela fazia nas festas de Debutantes. Teve entrada, dança com seu esposo João Barboza e depois com seus filhos. “Rogamos a Deus que nos permita celebrar esse 11 de setembro por muitos anos ainda e com os dois com saúde”, enfatiza a filha Lígia ao agradecer à Deus pela vida dos pais.
Pessoas queridas dos cruzeirenses João Barbosa e Lígia, que residem há vários anos em Rio Branco junto com os filhos, recebem nesse momento votos de saúde, paz e vida longa da equipe do Jornal Voz do Norte e de muitos amigos do vale do Juruá. Felicidades.