Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de janeiro de 2025 21:51

Famílias desabrigadas começam retornar para casa

Muitas famílias já deixaram as escolas e retornaram à sua casas

Muitas das famílias abrigadas em escolas da rede estadual e municipal, por conta da enchente do Rio Juruá, começam a retornar para suas casas depois do leito do rio voltar quase ao seu normal. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Defesa Civil e em parceria com o Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e todas as secretarias municipais garante o retorno.

Coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima avalia como muito bom o atendimento as famílias desabrigadas nesta enchente

O coordenador da Defesa Civil, José Lima, lidera uma grande equipe que conta com 10 caminhões e sete caminhonetes alugados, além de veículos e homens do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros para garantir a logística da volta das famílias à suas casas com segurança.

“Primeiro nossa equipe está verificando as casas que foram atingidas para verificar se oferecem segurança para o retorno das famílias e as que estiverem em risco as pessoas serão encaminhadas para aluguel social. As que tem condição entregamos sacolões de alimentos e kits de material de limpeza para que as famílias possam ter condição de retornar”, afirma.

Prefeitura garante uma boa estrutura de veículos e pessoal das secretaria com apoio de homens do Corpo de Bombeiros e do Exército para o retorno das famílias à suas casas

O coordenador avalia que as famílias desabrigadas nesta enchente tiveram o melhor atendimento de todos os tempos. “Com certeza essa decisão de abrigar as famílias nas escolas foi a mais acertada. As famílias ficaram seguras, em abrigo confortável, com alimentação boa e o distanciamento correto”, avaliou o Tenente Lima.

Primeira famílias já retornaram à sua casas e receberam sacolões e kits de limpeza para retomar suas atividades

A prefeitura ainda está fazendo entrega de sacolões de alimentos, água potável e kits de limpeza à famílias em bairros que ainda não tinham recebido o apoio no período da enchente.