Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de dezembro de 2024 09:05

Feirantes protestam contra construção de Fábrica de Gelo, mas depois de diálogo concordam com a construção da obra

mercadodopeixecapaaaa90

Feirantes que trabalham no Mercado Minhocão protestaram, na manhã desta quarta-feira (12), contra a decisão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, de construir uma fábrica de gelo na área de estacionamento em frente ao Mercado do Peixe, atualmente destinada para carga e descarga de produtos e para estacionamento para atender os vendedores de peixe.

Os comerciantes que comercializam frutas nas proximidades do Mercado do Peixe se mobilizaram num protesto e paralisaram a obra da Fábrica de Gelo que está definida para ser construída no local para atender os vendedores de peixe numa parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul que não fez nenhum contato com os comerciantes do local.

José Edmilson, que trabalha no Mercado Minhocão, destaca que a área que está prevista para a construção da fábrica de gelo é destinada a estacionamento, embarque e desembarque de produtos caso a obra seja realizada a ventilação do mercado vai ficar prejudicada, principalmente porque o Mercado do Peixe já tomou uma outra parte do mercado.

“Na realidade quiseram fazer a fábrica de gelo ao lado do Mercado da Carne e eles não foi consentiram, numa área do Mercado do Peixe, mas não foi possível porque tem esgotos e avaliamos que é preciso encontrar um lugar para essa construção para não prejudicar as outras pessoas. Avaliamos que esse não é o lugar mais adequado”, afirma.

O comerciante enfatiza que estão se sentindo prejudicados de várias maneiras e a primeira é que na cidade não tem estacionamentos e se a obra for realizada vai complicar a situação para toda a comunidade. “Estamos esperando os responsáveis pela prefeitura e por enquanto a obra vai ficar parada porque não pode construir na área do estacionamento”, disse.

Lima, que também trabalha na área, avalia que a prefeitura tinha que ter entrado em contato com as pessoas do mercado antes de decidir fazer a obra que vai trazer muitos transtornos para quem usa a área de carga e descarga e principalmente o estacionamento que segundo sua avaliação já é pequeno.

“Respeitamos a decisão do prefeito, mas ele tem também que respeitar a nossa opinião. Primeiramente eles tinham que ter entrado em contato com o pessoal do mercado. Olhe que esse estacionamento e a área de carga e descarga já é pouco, imagina como vai ficar se construir mais uma fábrica de gelo neste local”, disse o vendedor.

O feirante Francisco Ferreira reclama que com a construção da referida Fábrica de Gelo a área de estacionamento dos clientes vai desaparecer. “Queremos que a prefeitura faça essa obra em outro local e esperamos que a prefeitura faça um diálogo porque tudo foi decidido sem diálogo”, avalia Francisco Ferreira.

O Secretário de Articulação Política da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, professor José Maria Freitas, informa que inicialmente houve uma falta de diálogo entre as verdureiras e os feirantes, mas a situação foi resolvida depois de um contato com uma comissão. Para que o recurso de Emenda Parlamentar não seja perdido a obra será realizada.

“Depois de um entendimento entre as partes se chegou ao consenso que a obra, que vai beneficiar a Associação do Mercado do Peixe, será construída no local para que o recurso não seja perdido. O Departamento de Trânsito da Prefeitura vai fazer as orientações necessárias para que não haja transtorno durante a execução da obra”, explica.