A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) realizou, na manhã desta quinta-feira (11), na Biblioteca Padre Trindade, a premiação do 1º Concurso de Redação e Poesia, realizado com apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Roberto Duarte (MDB-AC). Nove alunos da Escola Dom Henrique Ruth (DHR) foram aprovados e agora premiados.
O concurso abordou temas relevantes para a sociedade com o objetivo de impulsionar a literatura infanto-juvenil e a poesia no Acre. Na poesia os temas foram relacionados a literatura lírica e na parte de redação o aluno tinha que abordar uma proposta de intervenção com crítica que toca nos sistemas sociais e de algum modo sirva para ser aplicada na sociedade.
Cada um dos nove alunos da Escola DHR, vencedores do concurso, receberam como premiação um tablet completo desbloqueado para uso pessoal com capa e fone de ouvido numa forma de motivação e impulsionamento da educação no vale do Juruá. Em 2023 a FEM realizará a segunda edição do concurso, além de outros eventos.
O diretor da FEM, Ulisses Bandeira, destacou a disposição do presidente, professor Minoru Kimpara, na implementação de políticas públicas do governo Gladson Cameli vai impulsionar a literatura infanto-juvenil e a poesia com prioridade à questão da introdução do pensamento social para dentro da escola.
O deputado Roberto Duarte destacou que iniciou a realização dos concursos nas escolas para motivar e incentivar os alunos para a prova do ENEM, com recursos próprios, ainda quando era deputado estadual e agora como deputado federal destinou uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para a FEM para o concurso acontecer em todas as escolas do Acre.