A inauguração do comitê político da campanha, do ainda, candidato Ivon Rates, que já está com pedido de cassação do seu registro de candidatura efetuado pelo Ministério Público Eleitoral e será julgado brevemente por conta de condenações de improbidade administração transitadas em julgado, foi um verdadeiro fiasco.
O evento se tornou um fiasco e grande decepção por conta do pouco número de presentes e simpatizantes da candidatura do ex-prefeito. O anunciado e propagado evento, que tinha como convidado ilustre o deputado Átila Lins, já mostra claramente que a população de Envira não vai embarcar na proposta do barco furado oferecido pelo ex-gestor.
O candidato Ivon Rates, que depois de perder a eleição para o prefeito Ruan Mattos, passou a morar em Manaus, só agora nas vésperas da eleição retornou ao município para tentar voltar novamente ao poder tem neste tempo tentado de todas as formas mentirosas atacar a gestão de Ruan Mattos, mas sem sucesso. Ele já está sendo chamado de Pinóquio do Envira.
A população de Envira foi muito prejudicada pela gestão do ex-prefeito Ivon Rates que deixou abandonadas e sem condição de serem concluídas por conta de embargos obras de grande relevância e alcance social como escola, quadra poliesportiva e até uma grande Unidade Básica de Saúde (UBS) que como as demais poderiam estar gerando atendimentos e empregos.
Agora, com inauguração do comitê eleitoral da Portelinha, a população de Envira já mostra seu entendimento de que não acompanhará Ivon Rates na proposta de sua candidatura. O convidado ilustre, deputado federal Átila Lins, que foi prestigiar o ato político saiu de Envira decepcionado com o fracasso do evento do seu parceiro.