Cruzeiro do Sul, Acre, 11 de fevereiro de 2025 16:03

Fieac realiza encontro com empresários do vale do Juruá e apresenta pautas para o desenvolvimento do setor industrial

fieac joseádriaopresnte outro boa capa 900

O presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), José Adriano, acompanhado dos diretores dos Sindicatos das Indústrias Gráficas, Movelaria, Cerâmicas, Confecções e do vice-presidente da Fieac esteve em Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira, para agendas com empresários dando continuidade as ações da federação no vale do Juruá.

O novo secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do governo do Estado, Assurbanipal Barbary Mesquita, que é cruzeirense, era gestor na Fieac e foi nomeado nesta quinta-feira (20) por indicação da entidade, também acompanhou a agenda que teve sua primeira visita no Polo Moveleiro onde o presidente se reuniu com os representantes do setor.

Na pauta iniciativas para fomentar o mercado de trabalho do setor moveleiro momento que o presidente destacou o benefício do Programa de Compras Governamentais, lei aprovada com empenho e apoio da Fieac, que tem o objetivo de incentivar o setor industrial com as compras do governo. A lei está em vigor e algumas empresas já estão beneficiadas.

Outra pauta da agenda do presidente da Fieac no Polo Moveleiro foi a criação do Núcleo Moveleiro. Outra agenda dos representantes da Fieac foi com empresários das indústrias com o objetivo de consolidar e organizar os núcleos industriais, integração entre as instituições, empresários e núcleos nos municípios do vale do Juruá.

“Estamos em mais uma agenda da federação, passamos em Feijó onde nos reunimos com os empresários do setor produtivo para apresentar a mesma pauta, esse é um ano eleitoral onde precisamos fazer escolhas e também comunicamos aos empresários que aprovamos uma lei estadual que reconhece o produto acreano como prioridade”, disse o presidente.

Ao parabenizar o deputado José Bestene e os deputados da Assembleia Legislativa pela aprovação da Lei das Compras Governamentais, José Adriano avalia positivamente que a internalização dos recursos, através da aquisição dos produtos pelo governo possa gerar os empregos para combater as mazelas sociais advindas do desemprego

“Tivemos um grande apoio da Assembleia Legislativa, o deputado José Bestene foi um guerreiro que acreditou e nos acompanhou até o mês de abril do ano passado culminando com a aprovação por unanimidade da çei pelos parlamentares estaduais transformando em à proposta de aquisição dos produtos industrializados em lei”, agradece e destaca.

Na ocasião o presidente José Adriano foi homenageado e presenteado com produtos da Malharia Ouro Branco, uma camisa e uma toalha bordadas com a palavra gratidão. A empresa já participa do projeto piloto do programa de compras governamentais que garantiu melhorias para as malharias que participaram.

Ainda como gestor da Fieac Assurbanipal Barbary Mesquita participou da agenda, mas destacou que a oportunidade de participar do governo do Estado está sendo possível pelo trabalho e pela luta da federação que continuará com levantamentos e busca de soluções para os problemas para melhorar o ambiente dos empresários.

“Nesse sentido vamos dar continuidade ao trabalho do secretário Anderson, potencializar as compras governamentais com a aprovação da lei no mês de dezembro para que o governo possa fazer a aquisição direto das nossas industrias e produtores rurais nesse processo que já teve início há dois anos atrás, mas poucos empresários aderiram a proposta”, disse.

Assur destacou ainda que com a aprovação da lei a segurança jurídica é muito maior e o mecanismo das compras governamentais, que antes eram na sua maioria eram feitas de empresas de fora e agora, no novo formato, será possível distribuir os serviços e as ações para as pequenas empresas, apesar da proposta estar aberta também para o grande empresário.

“Mas, nesse momento o pequeno tem vantagens e a proximidade entre o governo do Estado e a Fieac a diferença é que já temos o conhecimento da necessidade e vamos poder agir mais diretamente nos pontos que interessam pela confiança do governador. O setor produtivo agradece a oportunidade e agora vamos trabalhar para corresponder”, enfatiza.

A coordenadora da Fieac no Juruá, empresária Janaína Terças destaca o momento de vitórias do trabalho do presidente José Adriano a frente da Fieac, principalmente pela nomeação de um membro da entidade para a secretaria de Estado Industria, Ciência e Tecnologia que dará continuidade do trabalho feito pelo secretário Anderson.

“Na região do Juruá, pela distância da capital as indústrias tinham mais dificuldade de chegar perto da federação. Agora, com a coordenação em Cruzeiro do Sul as ações estão mais próximas para atender o industrial, além da forte parceria com a Associação Comercial porque são setores que precisam caminhar juntos”, ressalta.

Janaina Terças destaca o trabalho do presidente José Adriano que tem estado sempre presente no Juruá e tem um carinho muito grande pela região por entender as dificuldades de acesso sendo necessário um apoio como a recente aprovação da lei das compras governamentais que vai regionalizar as compras do governo.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul, empresário Luiz Cunha destacou e agradeceu ao presidente José Adriano pela aprovação da lei das compras governamentais ao lembrar que a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) conseguiu prorrogar para 31 de março para reinserção das empresa no Simples.

“Quero só agradecer pelo bom momento que vivemos, presidente Adriano e Assur, nas nossas entidades e o diálogo que tem acontecido o resultado são conquistas como as que o presidente informou. Quero desejar ao secretário Assur que sai da federação para fazer um trabalho no governo do Estado que com certeza vai melhorar ainda mais as condições das empresas”, disse.