MANAUS (AM) – O mês de julho é conhecido pelo forte calor que marca o verão Amazônico, entretanto, uma massa de ar polar deve derrubar os termômetros nos municípios amazonenses a partir da próxima quinta-feira (29).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as temperaturas caiam entre 6°C e 8°C em grande parte do Amazonas. O órgão, contudo, negou a informação de que o estado vá registrar temperaturas negativas, após a informação falsa ter viralizado nas redes sociais.
“Não existe qualquer previsão de a temperatura chegar a -6°C. Segundo o órgão, o que existe é uma previsão, realizada a partir de modelo matemático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta a possibilidade de declínio de temperatura de 6°C a 8°C. Ou seja, se for comum em uma cidade ocorrer temperatura mínima de 26°C, com o declínio, ela poderá chegar aos 20ºC ou 18°C”
Ainda segundo o alerta emitido pela Defesa Civil do Amazonas nesta segunda-feira (26), as regiões que devem ser mais afetadas são as calhas do Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões e Rio Negro.
De acordo com o Inmet, a queda das temperaturas será provocada pela chegada de uma massa de ar frio que deve atingir toda a região Sul e Sudeste, além de boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste.
Segunda ‘friagem do ano’
No final de junho, os amazonenses também foram surpreendidos por uma massa de ar frio, que derrubou a temperatura na manhã do dia 20. Manaus chegou a 21º C e em municípios do sul amazonense, como Boca do Acre, os termômetros marcaram até 14º C.
Segundo especialistas, o fenômeno é causado pelo deslocamento de uma massa de ar frio até latitudes baixas e é muito comum nesta época do ano.
Frio severo no resto do país
A massa de ar frio se aproxima do Brasil devendo atingir o Sul do país a partir de amanhã (27), com chuva nos três estados da região. A expectativa é de que, na terça-feira (27), essa massa se desloque por partes do Sudeste e do Mato Grosso do Sul.
O Inmet informa que, ainda no dia 27, a Região Sul deverá apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes (28 e 29), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.