Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de dezembro de 2024 20:50

Sonho realizado – Garoto construtor da zona rural realiza sonho de voar num helicóptero

Riquelmes2 (1) 900capa

Numa visita a Escola Bom Jesus, na comunidade Três Bocas, zona rural do município de Rodrigues Alves, a professora Camila Melo foi procurada pela mãe de um dos alunos, Riquelmes, dizendo que ele tinha construído um helicóptero e queria mostrar o equipamento para ela filmar e mostrar nas redes sociais para ele ficar famoso.

Admirada com a capacidade do aluno que construiu o equipamento artesanalmente a professora Camila Melo filmou o equipamento e na volta postou nas redes sociais. O vídeo viralizou depois que foi repostada pela equipe da Aviação Acreana momento que ela buscou apoio do amigo e empresário Euson, da empresa TEC Cell, para realizar o sonho de presentear o aluno com uma viagem de helicóptero.

A professora Camila, o empresário Euson e o médico Papito tiveram a iniciativa de presentear Riquelmes com o voo de helicóptero

Depois de conhecer a história do garoto Euson lembrou que no Residencial Samaúma, dos pais do seu amigo Miguel (Papito), tem um helicóptero que presta serviços ao Departamento de Saúde Indígena (DSEI) e conversou com ele que tem contato com a equipe da empresa de Táxi Aéreo Tri e o piloto Christiano, que também achou fantástica a realização do garoto e se dispôs a conversar com a equipe da aeronave para realizar o sonho.

“Falei com o Papito que gostou muito da história do garoto. Ele ficou super feliz e entrou em contato com o piloto da aeronave e o projeto começou a ser desenhado. A professora Camila foi buscar o garoto no ramal, que é um lugar de difícil acesso, mas tudo já estava planejado para proporcionar a alegria ao aluno. Agradecemos ao piloto Christiano que não cobrou nada e ficou a disposição para ajudar”, disse o empresário.

Papito com os pais Nazaré e Tino proprietários do Samaúma Residencial único no município que tem um heliponto

Ao agradecer o apoio da empresa Tri Aéreo Táxi, através do piloto Christiano e do também do Tiago da Aviação Acreana, que ajudou na divulgação, o médico Miguel (Papito), que atualmente mora em Santa Catarina e está em Cruzeiro do Sul para apoiar sua mãe Nazaré e o pai Tino nas obras de ampliação do Residencial Samaúma, único que dispões de heliponto, ressalta que foi muito gratificante conhecer a história do garoto e poder colaborar para a realização do sonho.

“Muita satisfação poder colaborar com esse momento. Agradeço ao piloto Christiano, ao Rai e ao Tiago pela iniciativa de realizar esse sonho para o garoto. Só tenho a agradecer ao pessoal da Tri Táxi Aéreo e nada disso seria possível se não fosse a sensibilidade deles. O que depender da gente não custa nada fazer uma boa ação neste momento que o Brasil vive momentos tão difíceis proporcionar alegria desse porte à uma criança é uma sensação muito boa”, disse Papito.

O garoto Riquelmes viu um helicóptero numa revista e decidiu fazer um igual. Ele pegou uma madeira na floresta, um motor de um DVD, fez as palhetas de alumínio e o farol de uma lanterna. “Nunca tinha visto um helicóptero, mas vi na revista e decidi fazer um. Meu sonho é ser mecânico de avião e estou muito alegre pelo voo no helicóptero. Esse piloto é muito bom e agradeço a professora Camila e as pessoas que ajudaram. Foi muito legal”, disse o garoto.

Carlos Eduardo, administrador da rede social Aviação Acreana, de um grupo de aeromodelismo, repostou o vídeo do garoto Riquelmes que viralizou e quando souberam que ele seria presenteado com uma viagem de helicóptero resolveram prestigiar o momento. “Estou fazendo o curso de piloto, inclusive estou vendendo esses chapéus para pagar o curso e resolvemos doar dois chapéus para ele”, disse ao destacar que foi muito legal prestigiar o momento.

O técnico operacional da Tri Táxi Aéreo, Rai, ficou sabendo da intenção de presentear o garoto com uma viagem de helicóptero através da página da Aviação Acreana que colocou nas redes sociais o contato da pessoa que poderia ajudar e repassou a história ao piloto Christiano. Com o empresário Eusom, Tiago e Papito resolveram proporcionar essa alegria a criança para que ela possa continuar acreditando nos seus sonhos.

Rai, que é cruzeirense, teve a oportunidade de trabalhar na Tri Táxi Aéreo desde que a empresa chegou ao município e tem a função de responsável pela manutenção, apoio técnico operacional, abastecimento e limpeza da aeronave. “Estou muito satisfeito de fazer esse trabalho junto com nossos amigos do Sul do Brasil que atende a comunidade indígena da região do Juruá”, ressalta.

A Tri Táxi Aéreo é uma empresa que tem sede na cidade de Canelas, na Serra Gaúcha, nasceu há cerca de sete anos e trabalha com voos panorâmicos, transporte entre os municípios e a capital que no helicóptero é muito mais prático do que no trânsito terrestre está em Cruzeiro do Sul há 11 meses prestando serviços aos indígenas na região do Juruá para atender nas necessidades de remoção das aldeias para o hospital quando precisam de ajuda médica.

O piloto Christiano destaca que foi um presente participar do sonho do garoto Riquelmes, que sonha em ser mecânico de avião. “Sempre é bacana ajudar alguém a realizar seu sonho. O garoto quer ser mecânico, mas ele já é um mecânico. Queremos dar esperança a ele que fez um helicóptero com um motor de DVD. Ele é muito genial e incrível a construção do equipamento que ele fez. Deus, com certeza, tem uma história linda para a vida dele”, destacou.

Formado em 2001 o piloto Christiano ficou alguns anos sem voar, mas já tem cerca de 12 anos pilotando helicópteros. Ele, que trabalhou no Rio de Janeiro, Curitiba, agora trabalha em Cruzeiro do Sul e região do Juruá, avalia que toda e qualquer profissão precisa de dedicação e muito estudo, principalmente no começo pelo fato da pessoa ser muito jovem e não passar credibilidade.

“No meu caso, por exemplo, aprendi a pilotar helicóptero antes de aprender a dirigir carro porque meu pai ainda não liberava o carro. Às vezes a aparência de jovem pode transparecer que você não está preparado e minha dica é o jovem se desligar um pouco do seu celular e estudar para que seu sonho possa se tornar realidade”, disse ao agradecer o médico Papito que acolheu a empresa no espaço do Hotel e Residencial Samaúma que tem um ótimo heliponto para operação com bastante área de decolagem e sem as burocracias dos aeroportos.