O vereador Gilmar da Saúde (PDT), na tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (19), em seu discurso iniciou cumprimentando os colegas vereadores em nome do presidente da Mesa Diretora, vereador Franciney Freitas, assessores, funcionários, imprensa e as pessoas que assistiam na galeria.
“Na galeria estão o nosso amigo José Maria, o casal ilustre, a professora Celene Lourenço e seu esposo. Avalio como um dia histórico pela presença da executiva do PDT, o presidente Ney Alves, o mais novo pedetista, Ralph Fernandes, pré-candidato a deputado federal que sonha quebrar o sofrimento dos moradores de Rodrigues Alves passam”, disse.
O vereador cumprimentou também o empresário Claudio Negreiros, Eliésio Herculano e Melqui, da Executiva que também são da Executiva do PDT momento que ressaltou que teve que mudar todo seu discurso em razão do discurso do veredor João Keleu ao se solidarizar com o discurso do vereador Mazinho da BR sobre as cirurgias eletivas.
“Completou um ano que uma comissão de vereadores, paga com dinheiro público, saiu de Cruzeiro do sul até Rio Branco. Conversamos com o Chefe do Gabinete Civil, com o deputado Nicolau Júnior e com o governador e Secretário Estadual de Saúde onde suplicamos que ele salvasse a vida das mulheres do Juruá com problemas ginecológicos”, disse.
Gilmar da Saúde destaca que a mulher que tem problemas ginecológicos a primeira coisa que perde é o trabalho porque só vive da maternidade para casa com sangramento e dor e o analgésico é só paliativo. Caso não tenha um marido fiel a segunda coisa que a mulher perde é a família e depois a saúde mental.
“Tenho áudios de mulheres querendo se matar pela falta de esperança de ficar boa do problema. Peço a Mesa Diretora que envie ofício ao gerente da Maternidade para pedindo explicação sobre quando vão iniciar as cirurgias. O senador mostrou a liberação de muitos milhões, o deputado disse que ia iniciar e nada acontece”, destaca.
Outra pauta do discurso do vereador foi para informar de uma viagem feita por ele e assessores na vila Santa Luzia e ao retornar presenciou o grande risco que a população corre na variante pela imensa escuridão momento que pediu à Mesa Diretora para enviar ofício ao senhor Vagalume, com cópia para o DNIT para instalar lâmpadas na Variante.
Gilmar da Saúde solicitou envio de outro ofício ao Secretário de Transporte e Trânsito, Fábio Correia, para instalar uma faixa de pedestre em frente ao Sebrae, para atender também os alunos da faculdade Claretiano. “Nossos motoristas não são tão educados para atender o pedestre e sem a faixa fica ainda mais difícil”, disse.
Outro ofício foi solicitado pelo vereador para o Secretário de Obras para ver a possibilidade e viabilidade técnica de construir uma sarjeta no final da Rua Mato Grosso, no bairro Cruzeirão, que está pavimentada, mas a falta da drenagem está causando buracos na rua e a sarjeta vai garantir a conservação da pavimentação e também para evitar acidentes.
“Quero agradecer a Deus por mais esta oportunidade, desejar boa sorte e uma boa campanha aos pré-candidatos Clerton Souza, ao presidente Franciney Freitas e ao pedetista Ralph Fernandes e se Deus quiser tenho fé que o povo do Juruá possa dar uma oportunidade para quem é daqui da região”, agradeceu ao finalizar seu discurso.
“Infelizmente o discurso do acredite em mim que sou daqui pode ser atrapalhado por políticos que são daqui, mas não mostraram resultados. Mas, considerando que nem todos são iguais vocês vao fazer diferente e o povo do Juruá vai dar oportunidade a vocês porque alguém que não vive na pele é dificil de entender os problemas”, finaliza.