Cruzeiro do Sul, Acre, 27 de novembro de 2024 03:31

Vereador Gilmar da Saúde apresenta Projeto de Lei para conceder título de Utilidade Pública a Casa Terapêutica Reviver e destaca importância dos ACS’s e ACE’s

gilmar boa capa (1)

Vereador Gilmar da Saúde agradece aos secretários de Obras e de Meio Ambiente e suas equipes pelo bom trabalho da gestão

O vereador Gilmar da Saúde, usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última quinta-feira (17), para inicialmente agradecer à Deus por mais uma oportunidade e pela saúde de todos e cumprimentou os vereadores em nome do presidente Franciney Freitas, servidores e assessores que auxiliam a tornar o mandato ativo e pró ativo.

Gilmar cumprimentou a imprensa e os presentes na galeria, que sempre acompanham as sessões, além dos convidados Gomes e Adelcimar Carvalho, que trabalham com esporte e os representantes das categorias de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e de Agentes Comunitários de Endemias ao ressaltar que por cinco anos trabalhou na função que foi seu primeiro emprego.

“Quero saudar o Gomes e o Adelcimar e dizer que vossas presenças nos honram muito porque trabalhar com esporte no Acre não é um fardo muito fácil de carregar. Nos meus 25 anos na saúde sempre digo com muito orgulho que fui Agente Comunitário de Saúde. Passei no concurso com 17,5 anos e tive que esperar a idade para assumir”, disse.

Gilmar da Saúde destacou ainda que depois foi técnico de Enfermagem por 10 anos e agora é enfermeiro há mais de 10 anos ao enfatizar que a Câmara Municipal sempre aprovou por unanimidade os projetos de interesse das duas categorias, especificamente os Projetos do Piso Nacional e da Progressão Horizontal, que foram aprovados por unanimidade.

Em seu discurso Gilmar da Saúde parabenizou o vereador Zaldo Mototáxi pela eloquência ao enfatizar que a política é uma coisa boa para a sociedade. “Quando se quer associar algo a satanás, deve ser a politicagem, algo ruim e maléfico até porque em Romanos, quem lê a Bíblia sabe, está escrito que toda autoridade é constituída por Deus”, afirma.

Como cristão Gilmar da Saúde destaca que como o vereador Zaldo citou os vereadores fazem ações sociais que não tem obrigação de fazer e que no início do mandato estabeleceram fazer a vereança de cobrar, fiscalizar, legislar, apresentar projetos de lei, mas tem que ter a outra vertente social devido a carência da população e o vereador tira do bolso para ser solidário.

“Fazemos sim esse ato solidário através do mandato porque temos coração e não uma pedra de gelo. Cheguei no Ramal dos Paulinos e tinha uma senhora tratando um pequeno jacaré para cozinhar com sal. Quando vou para a zona rural sempre levo algumas cestas básicas e graças a Deus fiz a doação de um sacolão que dá para pouco tempo, não resolve, mas ameniza a situação”, disse.

Em seu discurso o vereador comunicou aos vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde que o presidente da mesma, vereador Mazinho da BR, que está em Rio Branco numa agenda muito positiva com bons resultados nas visitas feitas à Energisa, Deracre e Embrapa pediu para marcar uma reunião na terça-feira com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

Uma visita ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) para conhecer o plano de trabalho para 2022 do órgão da prefeitura foi destacada por Gilmar da Saúde que foi recebido pelo coordenador, Madson Cameli e pela Assistente Social, dona Margarida ao avaliar que as proposições são fiscalizadas pelos vereadores, principalmente das crianças nos semáforos.

“Fiquei feliz porque já existe um trabalho em curso para minimizar as dificuldades daquelas crianças. Ao apresentar o plano de trabalho o coordenador enfatizou que o número de crianças no semáforo diminuiu fruto do trabalho do CRAS e CREAS estão fazendo. O Covid dificulta, mas já tem esse trabalho que será intensificado”, afirma.

Com referência ao tratamento dos dependentes o CREAS precisa convencer que a pessoa tem que querer sair daquela vida e o trabalho não pode ser feito de forma compulsória. “É um trabalho de convencimento, não pode amarrar a pessoa e levar para as clínicas e o vereador João Keleu é recordista de levar as pessoas para tratamento nas clínicas”, disse.

Ao parabenizar o proprietário da Escolinha F-10 pelo trabalho preventivo e de inclusão social com os jovens Gilmar da Saúde destaca também o trabalho da Casa Terapêutica Reviver, trabalho feito pelo Pastor Elians e quando a pessoa entra no mundo das drogas o pastor Elians está lá fazendo o trabalho de recuperar os dependentes.

“Quando não tem mais como prevenir a solução é a recuperação e o pastor Elians está lá para receber a pessoa que já perdeu o trabalho, a família, está no fundo do poço e a sociedade o abandonou e reabilita homens que a sociedade não quer mais. Neste momento Tenho o orgulho de apresentar o projeto de Lei nº 003/2022 que dispõe do Título de Utilidade Pública ao Centro de Recuperação e Casa Reviver”, disse.

Ao pedir o apoio dos colegas vereadores para a apreciação e aprovação do projeto de lei o vereador destaca que a certidão de Utilidade Pública possibilita a instituição receber recursos públicos, ser isenta de algumas taxas, principalmente fiscais e tributárias do município pois é público e notório o trabalho que a Casa Reviver realiza.

“Quero fazer um agradecimento, destacar que o prefeito Zequinha Lima fez uma boa escolha do seu secretariado e destacar que os secretários de Meio Ambiente, Igoor Neves e o de Obras, Josinaldo Batista, são dois que não medem esforços para atender uma reivindicação dos vereadores para solução de problemas da população”, afirma.

Gilmar da Saúde informou que fez visitas junto com o secretário Igoor Neves nos bairros São Francisco e Aeroporto Velho para ver a situação do lixo. “Realmente os conteineres de recolher o lixo estão em situação precária e o secretário garantiu um mutirão de limpeza e pediu um prazo de 30 dias para fazer a troca das caixas coletoras do lixo”, disse.

O vereador enfatizou ainda sobre a grande quantidade de cachorros pelas ruas do município situação que causa prejuízos as pessoas da Praça de Alimentação. “Já fizemos reuniões para tratar desse assunto, sem sucesso, para que se possa resolver a situação crítica e agradeço ao secretário Igoor Neves que fez a visita nos bairros citados para conhecer os problemas”, disse.

Ao finalizar Gilmar destacou ainda um requerimento feito para atender outro pedido para um serviço de drenagem de água no Ramal do Lourinho, no Canela Fina e o secretário Josinaldo Batista mandou uma máquina retroescavadeira e a equipe ´ja fez uma sarjeta de mais de 200 metros para tirar a água empossada.

“Quero fazer esse agradecimento a toda equipe da Secretaria de Obras, em nome do secretário Josinaldo Batista que tem sido muito solícito e atendido pelo entendimento que quando o veredor pede ele está sendo porta voz da população naquele pedido”, disse ao parabenizar o presidente Franciney Freitas e ao assessor João Dias pelos seus aniversários. “Vida longa e saúde”, finalizou.