Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de novembro de 2024 03:46

Gilmar da Saúde apresenta projeto de lei para homenagear vítimas da Covid-19 e pede recuperação de ruas

gilmar 900

O vereador Gilmar da Saúde (PDT) apresentou, na sessão desta quinta-feira (19), na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, o Projeto de Lei de nº 002/2021, de sua autoria, que dispõe sobre a criação do Dia Municipal em Memória às vítimas da Covid-19, no âmbito de Cruzeiro do Sul, com a finalidade de homenagear e estabelecer memória em nome das famílias.

Ao iniciar seu discurso Gilmar da Saúde cumprimentou os colegas vereadores, a imprensa presente, o presidente do bairro do Remanso, José Maria, a professora Celene Lourenço e seu esposo José, que sempre estão presentes nas sessões ao agradecer a Deus por mais uma oportunidade de tratar na tribuna temas de interesse da sociedade cruzeirense.

“Quero iniciar parabenizando todos os historiadores de Cruzeiro do Sul.  Antes de fazer o curso de Enfermagem e trabalhar na saúde fiz graduação em história e trabalhei como professor. Depois fiz o curso de Enfermagem, também na Universidade Federal do Acre (UAFC) e teve um momento que precisei decidir pela Enfermagem, mas tenho muito respeito aos historiadores do Acre e do Brasil”, disse.

O vereador informou que participou pela manhã do programa “De Volta ao Novo”, a convite da prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, que estabelece estratégias e competências socio emocionais para o retorno gradual e progressivo das aulas presenciais no município sendo necessário se planejar.

“A prefeitura prepara seus docentes para o retorno das aulas. Fico otimista e feliz porque o Acre, o Brasil e o mundo não serão mais os mesmos depois da pandemia e precisam se preparar. O próprio secretário fez um relato que está com ansiedade, como muitas pessoas ficaram com sequelas, sendo necessário se preparar que o retorno das aulas aconteça”, avalia.

Gilmar da Saúde lembrou que há cerca de um mês informou que se preparava para a apresentação de mais um projeto de lei na Casa depois do primeiro que tratou do direito aos doadores de sangue de terem atendimento preferencial nas filas de bancos, supermercados, casa lotérica.

“Hoje, trouxe o projeto pronto que dispõe sobre a pandemia que é o maior caos sanitário vivenciado. Para que isso não caia no esquecimento, toda dor e sofrimento causado pelo Coronavírus, onde muitos perderam pais, mães, irmãos e parentes será uma forma de homenagear as vítimas que perderam a vida na pandemia no âmbito de Cruzeiro do Sul”, enfatiza.

De acordo com levantamento realizado pela assessoria do vereador a data do primeiro óbito pela Covid-19 no município ocorreu no dia 14 de maio de 2020, de uma paciente moradora do bairro do Telégrafo que teve os primeiros sintomas da doença no dia 02 de maio, realizou exame de Covid-19 (TR/PCR) no dia 10 de maio com resultado positivo e depois de internada para tratamento faleceu no Hospital Regional do Juruá.

Gilmar destacou que permanentemente acompanha o Boletim Epidemiológico e a situação é que mais de 560 mil pessoas morreram no Brasil, no Acre foram mais de 1800 e em Cruzeiro do Sul mais de 180 pessoas perderam suas vidas na pandemia da Covid-19 e aproveitou para ressaltar sobre uma indicação que fez na sessão anterior.

“Na última sessão fiz uma indicação para ver a possibilidade de verificar a viabilidade técnica de fazer uma galeria nas proximidades do shopping e também uma passarela para passar veículos, motocicletas e pessoas porque hoje é preciso melhorar o fluxo de veículos da Avenida Coronel Mâncio Lima para a Avenida Boulevard Thaumaturgo”, disse.

O vereador fez uma solicitação à Mesa Diretora para encaminhar ofício ao diretor do Deracre, para que possa tomar conhecimento do problema tendo em vista que a avenida Coronal Mâncio Lima tem administração compartilhada com o município e outro para o Secretário Josinaldo para fazer um melhoramento na ladeira da Travessa José Paulo de Oliveira.

“É uma travessa do bairro Santa Teresinha que está no barro e muito esburacada. Esse, a infraestrutura, é um dos maiores problemas do nosso município. Por onde andamos encontramos ruas precisando de recuperação e as pessoas já estão preocupadas quando chegar o inverno”, disse ao solicitar que o Procon faça uma fiscalização nos postos de combustíveis.

“Quando o governo federal diminui o preço do combustível não diminui na bomba, mas quando há um aumento no mesmo dia é repassado para o consumidor”, afirma Gilmar momento que concedeu aparte ao vereador Zaldo que propôs convidar a representante do Procon para que compareça na Câmara Municipal para mostrar o trabalho do órgão”, disse.