O vereador Gilmar da Saúde (PDT), na tribuna da Câmara Municipal, na sessão da última terça-feira (07), saudou os vereadores em nome do presidente, vereador Franciney Freitas, cumprimentou o procurador Jurídico, Dr. Elton, que garante suporte as proposições e projetos de lei, além dos servidores da Casa, assessores e a imprensa.
Gilmar da Saúde destacou na galeria também a presença do presidente da UMAM, Gilvandro ao informar que em breve a Casa estará apreciando um Projeto de Lei para tornar de Utilidade Pública a entidade que presta um relevante serviço ao município estando apenas no aguardo da documentação, ata de fundação para início do trâmite.
Em seu discurso o vereador destacou que na campanha se propôs ser um defensor de uma política de saúde de qualidade ao avaliar que não está muito fácil a situação do setor na Média e Grande Complexidade por irresponsabilidade do governo do Estado ao lembrar que os vereadores já se reuniram com a secretária de Estado de Saúde e com o governador para tratar do assunto.
“Desde o início deste ano os vereadores já se reuniram com a secretária de Estado de Saúde, com o governador, Chefe da Casa Civil para tratar do retorno das cirurgias eletivas que estão penalizando mulheres que não podem mais esperar para resolverem problemas de sangramento, pois muitas delas sangram 365 dias do ano e a solução é uma cirurgia”, enfatizou.
Gilmar destacou que mais uma vez seu telefone tocou e era mais uma dessas mulheres, algumas delas até pensando em tirar a própria vida porque perderam seus maridos. “É preciso muito amor do marido, é uma fila de cerca de 400 mulheres e estamos suplicando. Peço pelo amor de Deus que o governador possa olhar para essas mulheres”, implora.
O vereador comentou que quando viu o governador Gladson Cameli, filho desta terra, ser eleito avaliou que todo acreano iria querer vir morar em Cruzeiro do Sul porque ele iria tornar melhor sua cidade em termos de qualidade de vida, mas parece que ele está é castigando porque a saúde está de mal a pior e precisa rapidamente ser revista pelo governo do Estado.
“Quando vejo um jovem andando feito louco numa motocicleta digo para ele não fazer isso, de buscar acidente se não tiver condição e bancar tratamento fora porque no hospital não tem neurologista. Peço que seja enviado ofício a Secretária de Saúde, Paula Mariano, para informar sobre quando vão retornar as cirurgias eletivas na Maternidade de Cruzeiro do Sul”, pediu.
Gilmar pediu também ao Secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Igor Neves para que seja feito um trabalho de limpeza e roçagem no bairro do Saboeiro que por conta das chuvas constantes o mato está crescendo muito rapidamente.
Ao finalizar seu discurso Gilmar da Saúde informou que participou de Assembleia com Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde que tem funções parecidas, mas uma distorção de salários depois que foi criada a função de Agente de Endemias que são responsáveis pela melhoria dos índices da dengue e doenças transmitidas pelo aedes aegypti.
“Nessa assembleia eles discutiram um repasse do governo Federal para as prefeituras de todo o país, feito sempre no último trimestre do ano para ser investido na qualificação profissional e melhorias de condições de trabalho desse profissional que não foi beneficiado pela lei de 2013 aprovada pela Câmara porque a função não tinha efetividade”, disse.
Gilmar ressaltou esperar que o prefeito Zequinha Lima, que é uma pessoa de muita sensibilidade possa muito brevemente beneficiar os Agentes de Endemias. “Os Agentes Comunitários de Saúde entraram na lei de 2013 e já recebem. Assim como os professores foram beneficiados pelo Fundeb espero que os Agentes de Combate à Endemias também possam ser beneficiados com os recursos do PAB”, enfatiza.
Gilmar da Saúde pediu ainda que a Mesa Diretora possa enviar ofício ao gerente da Energisa, Stingler Cândido, para que veja a possibilidade de fazer ampliação da rede de energia da comunidade dos Muniz que teve seu número de famílias triplicado. “Antes a rede de energia atendia 10 famílias, mas hoje tem 50 e precisa ser ampliada. Que Deus possa nos dar vida e sabedoria para continuar lutando pela sociedade cruzeirense”, finaliza.