Na tribuna da Câmara Municipal, na sessão desta quinta-feira (17), vereador Gilmar da Saúde, cumprimentou os colegas vereadores, na pessoa do presidente Franciney Freitas, funcionários e assessores, a imprensa e na galeria o presidente da UMAM, um dos principais símbolos do movimento comunitário cruzeirense.
“Quero agradecer a Deus por estar mais uma vez subir nesta tribuna e relatar um pouco dos retrospectos de semana. Na sessão de terça-feira, em razão das pautas, deixei de registrar uma ação da Secretaria de Meio Ambiente que retirou mais 20 toneladas de pneus”, disse ao parabenizar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o prefeito Zequinha Lima.
“São 20 toneladas de pneus que estariam no meio ambiente sendo criadouros de vetores, principalmente do Aedes Aegypti, o mosquito causador da Dengue, Zica e Chikungunya. Fica meu registro e nossa satisfação porque ao eliminarmos 20 toneladas de pneus estamos fazendo saúde preventiva”, enfatiza.
Gilmar da Saúde ressaltou ainda agindo dessa maneira a prefeitura de Cruzeiro do Sul está fazendo como os países de primeiro mundo, investindo em saúde preventiva para evitar que as doenças ocorram. “Então, fica o meu registro na pessoa do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Igoor Neves, por esse trabalho”, disse.
Outra pauta do discurso do vereador Gilmar da Saúde foi sobre uma visita a presidente da Associação de Moradores do Ramal das Pimentas, Adejaina Vieira com quem no mês de novembro conheceu a situação de duas pontes do ramal que precisam de reparo para conhecer o problema e conversar com moradores.
“Na época Fizemos um requerimento e ontem fomos a Deracre onde conversamos com o gerente da Regional do Juruá, José Amauri, que garantiu que nos próximos 10 dias uma equipe que está trabalha em outros ramais vai fazer o reparo das pontes e deu inclusive uma ideia de fazer um desvio com um bueiro de metal para eliminar uma das pontes.
O vereador destacou ainda uma visita feita em três comunidades – Florianópolis, Olivença e Miritizal – atingidas pelo transbordo das águas do Rio Juruá, Florianópolis, Olivença e Miritizal. “Nas primeiras semanas os moradores recebem muitas visitas do vereador, do prefeito, do ministro e 10 dias depois as visitas vão diminuindo”, disse.
Gilmar da Saúde reforça o pronunciamento do vereador Clerton Souza sobre a falta de água potável para a população atingida pela enchente. “Confirmei a falta de água potável, que é uma problemática grande, principalmente das comunidades Florianópolis, na Boca do Môa, que a Energisa acertadamente há 23 dias desligou a energia”, afirma.
Ao enfatizar sobre o problema da falta de água Gilmar da Saúde pede a Mesa Diretora enviar ofício à Secretaria de Assistência Social, com cópia para o Gabinete do Prefeito Zequinha Lima para providenciar água potável para aquelas comunidades. “Ironicamente eles estão dentro d’água e não tem água para beber”, disse.
Ainda falando sobre as pessoas atingidas pela enchente o vereador destacou uma ação do seu Gabinete Amigo, com um louvor e um dia de beleza, para melhorar a autoestima das mulheres que estão no abrigo da Escola D. Henrique Ruth, que está sendo administrado pela equipe do Centro do Idoso.
“Foi uma belíssima programação com duas cabeleireiras, profissionais que trabalham com sobrancelhas e duas manicures para elevar a auto estima das mulheres que depois da programação já apresentavam um novo semblante porque a casa da pessoa pode ser a mais simples, mas quando se passa poucos dias fora a pessoa já sente falta.
“Quero agradecer aos meus assessores e todas as pessoas que colaboraram com a programação que denominamos de Dia de Rainha para as mulheres das famílias abrigadas da escola D.Henrique Ruth que além de passarem pelos procedimentos de beleza uma dela passou por um dia de transformação”, ressaltou.
Gilmar destacou que a mulher ficou simplesmente linda “Elas estão com baixa estima e essa ação do nosso mandato nos deixa orgulhosos. Além de fiscalizar e cobra, que é a nossa função, trabalhamos também o lado social e quero agradecer a Deus por mais esta realização que deu muito trabalho, mas muita satisfação”, enfatiza.