O vereador Gilmar da Saúde, na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul na sessão da última quinta-feira (24), inicialmente agradeceu a Deus por mais uma oportunidade de estar no parlamento e cumprimentar os vereadores na pessoa do vereador Betão, a galeria na pessoa da professora Celene Lourenço momento que fez um convite a ela para na próxima terça-feira receber uma Moção de Aplausos.
“Quero cumprimentar as senhoras Rosalina e Judmila, representantes da Organização Não Governamental Associação Juruaense de Mulheres (AJM) que faz um belo trabalho o município em defesa dos direitos das mulheres e contra a violência doméstica. Hoje será votado um projeto de lei que garante o título de Utilidade Pública Municipal a AJM que vai beneficiar a entidade pelos relevantes trabalhos prestados”, disse.
O vereador Gilmar da Saúde fez um relato de algumas ações realizadas na semana e destacou que em setembro de 2021 foi aprovada com muita responsabilidade a Lei 887, de 14 de setembro de 2021, de sua autoria que dispõe sobre o direito de o doador de sangue fazer uso das filas preferenciais nos supermercados, casas lotéricas, bancos e grandes comércios onde existe a fila de espera.
“Sempre na época de carnaval e da pandemia nos socorremos dos doadores de sangue, são várias campanhas e sangue realmente é vida poque quando a pessoa precisa do sangue logo depois que recebe já melhora. No Brasil a doação de sangue tem que ser gratuita, mas existem mecanismos que podem beneficiar os doadores. Então, depois de sancionada precisa ser colocada em prática”, disse.
Gilmar da Saúde informou que junto com outros vereadores visitou o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e um Caixa Aqui e todos os gerentes se colocaram a disposição para colocar em prática a nova lei. “A lei foi aprovada em setembro, mas preciso ser efetivada e agradeço ao procurador dessa Casa, Dr. Elton Lira e a equipe do Hemonúcleo que nos acompanhou e todos os gerentes foram sensíveis ao assunto. Ainda vamos ao Basa, Sicred, Sicoob, Associação Comercial, Casas lotéricas para pedir sensibilidade para efetivação e cumprimento dessa lei”,
O vereador aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento ao secretário de Obras que atendeu uma reivindicação feita na sessão da última terça-feira com um pedido operação tapa-buraco na Rua Canamaris, atrás do Instituto Sócio Educativo e o secretario Josinaldo que já fez o serviço. “O Josinaldo é um secretário que merece elogios pelo trabalho que vem fazendo. Não é fácil ser secretário de obras, são muitos problemas para resolver. Em outras épocas era difícil trafegar na Avenida 25 de agosto, mas graças a Deus o prefeito Zequinha lima tem conseguido deixar a cidade trafegável”, disse.
Em seu discurso o vereador Gilmar da Saúde destacou que recebeu um convite de uma equipe de futebol na vila Santa Luzia que tem um anseio de que seja criada uma nova liga de futebol de campo em Cruzeiro do Sul porque existem as Ligas de Futebol da Primeira e Segunda Divisão, mas muitos times bem organizados não conseguem acesso porque tem 32 times na Segunda Divisão e o acesso está fechado.
“Saímos da reunião com o compromisso com aquelas equipes de apresentar ao Executivo uma proposta e demanda para criar a Terceira Divisão do futebol cruzeirense, é de competência do município a execução dos campeonatos e vamos trazer para o debate a criação da terceira divisão do campeonato cruzeirense. O próprio campeonato brasileiro tem até a Série D e muitos times acreanos tem feito participação nas séries C e D”, enfatiza.
O vereador destacou ainda que na volta da vila Santa Luzia por volta das 22:00 horas arriscou e foi até a Praça de Alimentação, local que não frequentava mais porque quando sentava já chegavam quatro cachorros, além de dependentes químicos e moradores de rua, mas fui com seu assessor jantar novamente no local. “Esse já é um debate feito por outros vereadores, mas precisamos tomar uma atitude resolutiva e sair dos discursos. Veio um pedinte, sentei ele comigo e pedi um churrasco para ele, mas logo tive problemas porque ele manuseou perigosamente a faca”, disse.
Gilmar destacou também que a problemática dos cães vadios é antiga. “Esses dias tinha 15 cachorros na porta da Câmara, pensei até que era um protesto, mas precisamos ir na Promotoria do Ministério Público buscar uma solução porque a própria promotoria não aceitou sacrificar os animais, então é preciso buscar uma solução. “Imagine eu como cruzeirense me incomodar com o problema como ficará uma pessoa que vem de fora”, ressalta.
Ao finalizar seu discurso Gilmar da Saúde destacou o Dia de Conscientização e Combate à Tuberculose ao parabenizar a equipe de Secretaria Municipal de Saúde que fez uma abordagem em 14 dependentes químicos em situação de rua. “Eles fizeram exames para Hepatites B e C, Sífilis, escarro. Não detectada Tuberculose, mas ocorreram cinco casos positivos de sífilis que é uma doença sexualmente transmissível”, finaliza.