O vereador Gilmar da Saúde (PDT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta terça-feira (14), para em seu discurso inicialmente agradecer à Deus, cumprimentar os nobres colegas vereadores na pessoa do presidente da Casa, o vereador Franciney Freitas, funcionários e assessores, a imprensa e a gestora do Lar dos Vicentinos, Irmã Simone, presente no plenário.
O vereador saudou as pessoas da galeria em nome do senhor Natalino, gestor da Oca e todos os presentes ao parabenizar os doadores de sangue pelo Dia Mundial do Doador de Sangue e destacar lei de sua autoria, sancionada pelo prefeito Zequinha Lima, para beneficiar os doadores com preferência no atendimento filas nas casas lotéricas, bancos e supermercados.
Gilmar da Saúde parabenizou o vereador Elter Nóbrega e o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Eudo Rafael, pelo protesto em frente ao Bradesco. “Se o senhor for fazer protesto nos bancos que atendem ruim nesta cidade vai precisar comprar muito mais cadeados e ir em todos os bancos”, disse.
Ao destacar que lhe surpreendia que quando as pessoas que vem da zona rural nas filas quilométricas desmaiam dentro das agências alguns ainda perguntam onde estão os vereadores. “Esse gesto heróico precisa ser mostrado, não vão lembrar que os veredores desta casa já tentaram melhorar o atendimento e convocaram os gerentes dos bancos para debater o problema”, afirma.
Outra pauta do discurso do vereador Gilmar da Saúde foi sua preocupação com um fato novo que se instala no Acre, a síndrome gripal nas crianças porque Cruzeiro do Sul como município tem como maior referência quando não se tem condição de atender o paciente Rio Branco, mas pelo visto os hospitais da capital não tem condição nem de atender seus pacientes.
“É um caso a se refletir, o governo do Estado tem que fazer uma força tarefa para combater a síndrome, a Covid tem que servir de lição e faço um apelo a populaçao cruzeirense para vacinar e atualizar o cartão de vacinação das crianças. O governo precisa ficar alerta, felizmente Cruzeiro do Sul dispõe de um Hospital Regional que atende os outros municípios”, disse.
Gilmar da Saúde aproveitou para fazer a indicação 007/2022, ao Chefe do Setor de Iluminação pública, para verificar possibilidade de realizar manutenção e troca de lâmpadas queimadas na Rua da Lia, no bairro Jardim Primavera e na Rua José Sobreira, no bairro Formoso, que foram visitados por ele no início do período noturno e estão as escuras.
“A convite da população fui visitar os locais que estão muito escuros, isso favorece a marginalidade e principalmente coloca em risco os alunos que retornam das escolas para suas casas apreensivos e com medo porque o índice de marginalidade na nossa cidade não é dos menores e a iluminação ajuda na questão da segurança pública”, explica.
Ao finalizar seu discurso o vereador Gilmar da Saúde destacou a apreciação de dois projetos de leis importantes, referentes a produtividade dos fiscais de tributos e outro que torna de utilidade pública o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Agradeço à todos pela atenção e que Deus nos abençoe sempre”, finaliza.