O vereador Gilmar da Saúde usou a tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última quinta-feira (10), para saudar os colegas vereadores na pessoa do presidente Franciney Freitas, funcionários e assessores, imprensa e a todas as mulheres presentes na galeria pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
“Não fosse vocês nós nem existiríamos”, parabenizou o vereador ao cumprimentar também outras pessoas da galeria e o vice-diretor e representante da Casa Reviver, Alisson, que representava o diretor geral, Pastor Elians, que não compareceu devido a comemoração do Dia Internacional da Mulher na sua igreja ao destacar a votação do Projeto de Lei de Utilidade Pública da entidade.
Gilmar da Saúde cumprimentou de forma especial as jovens Ketila e Camila pela presença, elas que sofrem com fibromialgia e já tinham mudado várias vezes de lugar ao informar que a fibromialgia é uma doença que causa dor do fio do cabelo até a planta dos pés e destacar que na sessão seria apreciado e votado o Projeto de Lei que garante aos fibromiálgicos um Dia D no calendário do ano e concede alguns benefícios.
“Peço aos meus pares que possam aprovar também mais esse projeto de lei que vai garantir aos fibromiálgicos preferência nas filas das casas lotéricas, correspondentes, bancos e supermercados, como já existem as filas preferenciais para idosos, gestantes e deficiente físico. É um projeto de lei apresentado em conjunto pelos gabinetes dos vereadores Gilmar da Saúde, Clerton Souza e João Keleu”, disse.
O vereador destacou ainda que uma pessoa com fibromialgia toma remédios e analgésicos potentes e controlados para dores ao ressaltar a necessidade da aprovação da lei. “Nessa noite essa Casa vai fazer justiça aos fibromiálgicos, porque para eles cinco minutos numa filha é como se fosse cinco horas. Muitos deles deixam de ir ao banco e ao supermercado no dia que a dor está mais intensa”, enfatiza.
Outra pauta do discurso do vereador Gilmar da Saúde foi o projeto de lei para conceder a Casa Reviver o título de utilidade pública. “A Casa Reviver faz um trabalho de fundamental importância para a sociedade civil organizada no tratamento e recuperação de pessoas afetadas pela dependência química que já perderam emprego, família e a dignidade e a Casa Reviver recupera aquelas pessoas para suas famílias”, ressalta.
O vereador Gilmar da Saúde fez um agradecimento ao prefeito Zequinha Lima e ao Secretário Municipal de obras, Josinaldo Batista, que atenderam seu pedido, feito há cerca de 15 dias, para recuperação de uma cratera que se iniciava na Rua Rui Barbosa, esquina com a Travessa da Várzea e da Escola Marcelino Champagnat ao ressaltar que no dia seguinte ao pedido a Secretaria de Trânsito sinalizou e em seguida a de Obras, dois dias depois, recuperou a cratera.
“Quero fazer esse agradecimento e registrar também um fato de suma importância para a Educação municipal que foi a apresentação pelo prefeito Zequinha Lima do Plano de Ação Financeira. O diretor não tinha autonomia de comprar uma lâmpada e perdia tempo com ofícios. Com o dinheiro direto a escola terá autonomia. O que é errado estamos aqui para pedir correção e o que for certo estamos aqui para aplaudir e conhecendo a capacidade dos nossos diretores e gestores com certeza o PAF vai ajudar na solução e resposta mais rápida na resolução de problemas nas escolas”, destacou.
Ao finalizar seu discurso o vereador Gilmar da Saúde fez um pedido de Moção de Aplausos para a professora Celene Lourenço, que é uma professora que tem grande trabalho na Educação e sempre está presente nas sessões da Câmara Municipal levando a mensagem do Poder Legislativo à população. “Agradeço a Deus por mais esta oportunidade e peço que essa Moção seja votada e aprovada. É mais fácil o vereador Gilmar faltar a sessão do que a professora Celene Lourenço”, finaliza.