Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de novembro de 2024 13:37

Gilmar parabeniza profissionais da saúde, cobra cirurgias ginecológicas e destaca benefício de lei de sua autoria

gilmardasaudenoite (1) 900

O vereador Gilmar da Saúde, na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última terça-feira (19) suaou os colegas vereadores, os funcionários, assessores e as pessoas da galeria na pessoa da professora Celene Lourenço e os profissionais de saúde na pessoa da enfermeira Magda.

“Fico feliz de ver essa galria que nos honra com vossas presenças ,dona Celene Lourenço que sempre vem com seu esposo José, a professora e enfermeira das melhores que já conheci, Magna Zenteno, o Evanilson. Sejam todos bem vindos e muitos nos honra vossas presenças”, iniciou seu discurso.

Gilmar da Saúde destacou que teve a felicidade de vivenciar na prática o papel da boa política feita pelos 14 vereadores de Cruzeiro do Sul ao ressaltar que há poucos meses apresentou um projeto de lei para beneficiar doadores de sangue e órgãos com filas preferencais que foi aprovada e agora já está sendo lei.

“Fiz a proposta da lei, mas todos os vereadores aprovaram e hoje vi que a Oca já está cumprindo a lei e alguns supermercados já estçao se organizando para cumprir um benefício que as gestantes e deficientes tem e agora esse outro grupo será beneficiado”, disse.

Em seu discurso Gilmar da Saúde destacou que ao contrário da sua felicidade se depara com o problema das cirurgias ginecológicas da Maternidade que não tiveram solução, apesar do governador ter garantido pessoalmente aos vereadores e fizeram um mutirão que atendei apenas 16 mulheres.

“Quero que seja enviado um oficio a Secretaria de Estado de Saúde, doutora Paula , poque o governo disse que iria retomar as cirurgias e não está cumprindo com sua obrigação. Muitas mulheres passam o ano todo de casa para a maternidade com sangramento e não conseguem resolver seu problema”,informou.

Segundo Gilmar muitas mulheres estão com depressão, algumas perderam seu emprego e até o marido, outras estão usando até fraldas por conta do sangramento e problemas de saúde e precisam da cirurgia que é um problema que o governo do Estado precisa solucionar”, enfatiza.

Gilmar destaca ainda na tribuna que está finalizando o mês de outubro e pede para que possa ser intensificada a campanha do Outubro Rosa ao lembrar de uma amiga da maternidade que há alguns anos foi acometida com a doença, fez a mastectomia há cinco anos e o cancer agora atingiu a outra mama.

“As mulheres precisam fazer o auto exame para detectar o grave problema do câncer de mama. A Covid vai continur e não dá mais apenas para cuidar da Covid. Que possamos intensificar nesta conclusao de mês a campanha do Outubro Rosa preventiva ao Câncer de Mama”, disse.

Ao finalizar seu discurso Gilmar da Saúde parabenizou todos os profissionais da Saúde ao enfatizar que todos os elogios que a imprensa destacou ainda são poucos para homenagear os profissionais que na pandemia não puderam entrar em trabalho remoto e cumprir o protocolo de ficar em casa.

“Os profissionais de saúde tiveram que se expor para cuidar e enfrentar a doença cara a cara. Mais de 300 mortes de profissionais de saúde, Dr. Laurence, Dr. Angelim, famílias que perderam pais, mães e irmãos e vocês foram na linha de frente do combate a doença”, disse.

O vereador pediu à Deus para que possa iluminar os políticos de Brasília com relação ao um projeto do senador Fabiano Contarato para dar um salário digno aos enfermeiros. “Tudo aumentou, os alimentos aumentaram e esse projeto se tornando realidade fará um reconhecimento”, disse.