Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 09:59

Governo anuncia que a cidade de Belém, no Pará, foi escolhida pela ONU como sede da COP30, em 2025

2017821391-63782861354

Brasil havia se candidatado em janeiro para trazer a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas para o Pará, um dos estados da Amazônia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (26/05) que a cidade de Belém, no Pará, foi escolhida pela ONU como sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em 2025.

“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia”, escreveu Lula no Twitter.

Na quarta-feira, a comissão mista do Congresso que analisa uma medida provisória do início do governo Lula que reestruturou seus ministérios retirou poder e competências do Ministério do Meio Ambiente, que perdeu o controle do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Política Nacional dos Recursos Hídricos, e do Ministério dos Povos Indígenas, que perdeu a atribuição de demarcar terras indígenas.

O texto ainda precisa aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado, e foi definido por um manifesto assinado por 790 entidades da sociedade civil como um “esquartejamento do meio ambiente”. O governo Lula enfrenta dificuldades de articulação no Congresso, cuja atual legislatura tem um perfil mais conservador do que a anterior.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!