Os deputados federais e senadores da República pelo Acre definiram, nesta segunda-feira, 2, em Brasília (DF), a destinação dos recursos provenientes de emendas de bancada, para 2025. Ao todo, o estado receberá investimentos superiores a R$ 528 milhões.
Os parlamentares alocaram recursos para a pavimentação de ruas em Rio Branco e Sena Madureira; construção de um porto em Cruzeiro do Sul; estruturação e modernização do Sistema Integrado de Segurança Pública; aquisição de veículos, equipamentos e insumos agrícolas; além de emendas para a área da educação e a Universidade Federal do Acre (Ufac).
De acordo com o coordenador da bancada federal acreana, senador Alan Rick, também estão assegurados aportes financeiros para as obras do Parque do 7º Bec, na capital, o aeródromo de Santa Rosa do Purus e a ponte sobre o Rio Juruá, em Rodrigues Alves.
“Definimos as oito emendas de bancada e as três emendas das obras em andamento, que são obrigatórias. Cinco destas emendas serão executadas pelo governo do Acre e contemplam os 22 municípios”, explicou.
O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, acompanhou a reunião e enalteceu o compromisso dos parlamentares federais com a sociedade. “Em nome do governo, agradecemos o empenho de cada deputado federal e dos nossos senadores pela destinação destes recursos, que serão muito importantes para o desenvolvimento do Acre”, afirmou.
Para Fábio Rueda, secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília, a articulação realizada nos últimos meses na capital federal em prol dos interesses do estado tem sido de grande relevância. “Temos procurado alinhar nossas ações e fazer a interlocução do governo com a bancada e com os municípios, para que possamos entender quais são as necessidades mais urgentes e apresentar soluções, que beneficiem a população”, pontuou.
Participaram do encontro os deputados federais Antônia Lúcia Câmara, Roberto Duarte, Socorro Neri e Zezinho Barbary; o senador Marcio Bittar; e prefeitos eleitos e reeleitos de vários municípios do Acre.